Uma boa notícia para os 25,8 mil estudantes da rede municipal de ensino, que, nesta segunda-feira (08/02), voltaram às aulas em Hortolândia, ainda de maneira remota. Os kits de material escolar para o ano letivo de 2021 já estão nas escolas da Prefeitura. Cada unidade se organiza para definir como e a partir de quando será feita a entrega a pais e responsáveis. A orientação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é que a distribuição dos itens seja feita de forma gradual e de modo a respeitar todos os protocolos de prevenção contra o Coronavírus.

Cada aluno receberá, neste início de ano letivo, um kit composto por diversos materiais, organizado para atender as necessidades de cada modalidade de ensino e faixa etária. Entre os materiais estão cadernos, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola e lápis de cor. Há oito tipos diferentes de kits.

LEIA TAMBÉM

A ação da Prefeitura beneficia diretamente os estudantes matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) e na EJA (Educação de Jovens e Adultos). A entrega dos itens escolares visa assegurar o aprendizado dos alunos, mesmo durante período de isolamento social.

Há cerca de 18 anos na rede municipal de ensino, a professora de Educação Infantil Fátima Aparecida da Silva acredita que os kits são importantes nesse momento, pois estimulam as ações de volta às aulas. “Além de possibilitar que o professor ofereça mais atividades diversificadas, os materiais vão auxiliar no desenvolvimento e interação com as famílias”, afirma.

Para a vice-diretora da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Célia Cabral Amaral, Marcela Alves da Silva, a entrega dos kits também é um momento em que as famílias podem conhecer melhor a unidade escolar, tirar dúvidas e receber orientações. Segundo a gestora, a escola, localizada no Jardim Amanda I, já está se preparando para que a distribuição do material ocorra de forma segura. “Assim como já ocorreu ano passado, vamos organizar a entrega por turmas, cada nível em um dia específico, seguindo todos os protocolos sanitários para combater a Covid19”, afirmou Marcela.

De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, a Administração Municipal de Hortolândia sempre fez questão de garantir a ação como componente pedagógico. “A distribuição dos kits, mesmo diante de um cenário em que ainda não há aula presencial, é super importante para que a escola, os professores e os educadores possam organizar o seu plano pedagógico, garantindo o direito de nossos alunos a ter um material de qualidade. Em um tempo oportuno, quando conseguirmos fazer uma retomada presencial, nem que por hora seja por revezamento, é fundamental que as crianças estejam com esse material para garantir a sua aprendizagem. A entrega destes materiais é parte do nosso programa de aprendizagem escolar”, ressalta o secretário.

Volta às Aulas

Em Hortolândia, as aulas na rede municipal de ensino recomeçam, inicialmente de forma remota. Segundo o protocolo elaborado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir de março, começa a ser implantado o sistema híbrido, sendo realizadas também aulas presenciais em regime de revezamento semanal.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Hospital municipal de Hortolândia tem pacientes à espera de transferência para hemodiálise

LEIA TAMBÉM Hospital municipal de Hortolândia tem pacientes à espera de transferência para…