Quer receber as principais Notícias de Hortolândia e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Votação, nesta quarta-feira (12/06), em sete pontos da cidade, mobilizou centenas de eleitores com 60 anos ou mais

O dia foi de votação para o CMIH (Conselho Municipal do Idoso de Hortolândia). Nesta quarta-feira (12/06), centenas de eleitores, moradores de Hortolândia com 60 anos ou mais, compareceram aos locais de votação disponíveis em sete pontos da cidade para eleger os novos membros do colegiado para o biênio 2019-2021. A eleição superou as expectativas e mobilizou 366 votantes, segundo o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres. 

No final da tarde, após a apuração dos votos, foram definidos os sete novos titulares do CMIH. São eles, por quantidade de votos: Cleuza Maria Brino, Dalzir Alves de Souza, Rosaria Valero, Jair Sartor, Vera lúcia Telles, Antônio Sergio Perogil e Isabel Vidal. Ficaram na suplência: Olival Florentino Barbosa, Clarice Matheus dos Santos, Manuel Bispo da Silva, Helena Conde da Silva, Maria de Lourdes Brito de oliveira, Maria Antônia Ferreira Gomes e Maria Aparecida Ferreira da Rocha. A candidata mais bem votada, Cleuza Brino, conquistou 115 votos (veja abaixo). O critério de desempate, quando necessário, foi o da idade. 

A votação aconteceu das 8h às 12h, em dois CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), quatro CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e um CCS (Centro de Convivência Social). A Prefeitura apoiou o evento, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Governo.

O CMIH é formado por 44 integrantes, 22 titulares e 22 suplentes. A eleição buscou preencher 14 destas vagas relativas à sociedade civil, sete para titulares e sete para suplentes, uma vez que as outras 30 serão preenchidas por meio de indicação do Poder Público e da sociedade civil organizada. 

“Foi uma demonstração de compromisso de cada idoso(a) com nossa cidade, já que este conselho tem grande responsabilidade com a fiscalização de instituições e atendimento a denúncias, tanto do Disque 100, como as denúncias feitas diretamente ao Conselho. Com esta nova composição, o Conselho, que conta com total apoio da Administração Angelo Perugini, por meio da Secretaria de Governo/Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, terá a tarefa de dar prosseguimento à implantação das políticas públicas para o setor e implementar as ações definidas na II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Será um grande desafio. Porém com a parceria entre a sociedade civil e o Poder Público há maior possibilidade de alcançarmos êxito”, afirmou o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres, Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio. 

Confira os candidatos mais votados:

Titulares

1º Cleuza Maria Brino 115 votos

2º Dalzir Alves de Souza 56 votos

3º Rosaria Valero 41 votos

4º Jair Sartor 34 votos

5º Vera lúcia Telles 30 votos

6º Antônio Sergio Perogil 29 votos

7º Isabel Vidal 24 votos

Suplentes

8º Olival Florentino Barbosa 15 votos

9º Clarice Matheus dos Santos 12 votos

10º Manuel Bispo da Silva 04 votos

11º Helena Conde da Silva 02 votos

12º Maria de Lourdes Brito de oliveira 02 votos

13º Maria Antônia Ferreira Gomes 01 voto

14º Maria Aparecida Ferreira da Rocha 01 voto

Veja o total de votos* por região: 

CCMI Amanda – 165

CCMI REMANSO – 109

CRAS AMANDA – 01

CRAS NOVO ÂNGULO – 38

CRAS CENTRAL – 07

CCS ROSOLEM – 37

CCS PRIMAVERA – 12

* Houve 01 voto nulo e 01 voto não concluído por não ter idade suficiente (mínimo de 60 anos)

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Mais uma vez, Escolas Técnicas Estaduais se destacam no Enem

De acordo com o resultado do exame, entre as primeiras 60 melhores escolas públicas do Est…