“O Território de Saberes: a educação como conceito de integralidade” foi o tema do primeiro encontro do percurso de webinários “Educação na Rede”, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, na noite dessa quarta-feira (17/02). O evento, promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, integra o ciclo de palestras on-line que trará à discussão temas relevantes, incluindo a integração das tecnologias na educação. 

O secretário Fernando Moraes, o primeiro convidado, iniciou o evento falando sobre a necessidade de se promover as tecnologias como ferramentas para a educação.  Segundo ele, através dos recursos que elas oferecem, é possível encontrar caminhos de novas aprendizagens e experiências. Na sequência, Moraes, que é filósofo e escritor, abordou a proposta norteadora para a educação do município na atual gestão: “O Território de Saberes: a educação como conceito de integralidade”. 

LEIA TAMBÉM

“A proposta pedagógica é trazer trabalhos e projetos que já são desenvolvidos nas escolas para o centro da discussão pública. Fazer a troca de saberes e aprenderes, considerar essas especificidades e trazer para a coletividade. Há um equívoco quando pensamos que educação integral é sobre o tempo de permanência dos alunos nas escolas. O que faz a educação integral são os projetos, as propostas de educação e integralidade que abraçam os mais diversos desenvolvimentos em todas as dimensões do aluno, seja ela intelectual, física, emocional ou cultural”, ressaltou o secretário. 

Moraes ainda falou sobre uma das grandes prioridades do município — a construção de um currículo próprio para a rede de educação de Hortolândia. “Vamos preservar a identidade da nossa rede de educação, os saberes locais e todo o trabalho desenvolvido até aqui pelos nossos profissionais para a criação desse currículo. Vamos ouvir e aprender com todas as escolas nesse momento”, acrescentou ele. 

“Educação na Rede”

O evento marca o início do ciclo de palestras que, a cada quinze dias, promoverão o diálogo acerca de temas relevantes, incluindo tecnologia e educação na atualidade. A iniciativa da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia tem como principal objetivo promover a formação continuada para mais de dois mil profissionais da rede municipal de Hortolândia. 

Os convidados participam da palestra através da plataforma Zoom, enquanto os demais interessados podem acompanhar o evento pela transmissão no canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube. Durante o evento, o público pode interagir fazendo perguntas através do chat e fazer a inscrição para receber o certificado de participação. 

O próximo encontro do percurso de webinários “Educação na Rede” já tem data marcada: o dia primeiro de março, com o tema “Ensino Híbrido”. Para ter acesso ao encontro dessa quarta-feira, dia (17/02), clique aqui (https://www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia). 

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Hospital municipal de Hortolândia tem pacientes à espera de transferência para hemodiálise

LEIA TAMBÉM Hospital municipal de Hortolândia tem pacientes à espera de transferência para…