Cidade
Educação Integral em Hortolândia – Expandindo Horizontes para Mais de 5 Mil Crianças
A educação é uma ferramenta poderosa para moldar o futuro das crianças. Em Hortolândia, a Prefeitura está comprometida em fornecer uma educação de qualidade e abrangente para seus jovens residentes. Esta meta é refletida no programa de Educação Integral, que atualmente beneficia mais de 5.000 crianças na cidade.
O que é o Programa de Educação Integral?
O Programa de Educação Integral foi lançado em março de 2017 e é oferecido em 18 escolas municipais. O programa é voltado para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No período oposto ao das aulas regulares, os estudantes participam de diversas atividades que visam promover seu desenvolvimento integral.
📢 Fique sempre informado! 📰👀👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Hortolândia e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
Componentes do Programa de Educação Integral
Há cinco componentes principais no programa de Educação Integral:
1. Orientação de Estudos: Este componente tem como objetivo auxiliar os estudantes em seu processo de aprendizagem e superar possíveis desafios encontrados ao longo de sua escolarização.
2. Convivência e Afetos: Este componente ajuda as crianças a desenvolver habilidades sociais e emocionais essenciais.
3. Artes Integradas: Este componente permite que as crianças explorem diferentes formas de arte e expressão.
4. Práticas Corporais: Este componente promove a saúde física e o bem-estar através de atividades físicas e esportivas.
5. Musicalização: Este componente introduz as crianças ao mundo da música, permitindo que elas desenvolvam habilidades musicais e apreciação pela música.
Além disso, os estudantes também podem participar do PFCA (Programa de Fortalecimento de Aprendizagem – Saberes em Foco), que busca auxiliar na superação de desafios educacionais.
A Importância da Educação Integral
A Educação Integral é crucial para o desenvolvimento integral das crianças. Ela não apenas foca na formação acadêmica, mas também se preocupa com o desenvolvimento emocional, social, físico e cultural das crianças. Este tipo de abordagem abrangente está alinhada com a visão de formação apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018.
Segundo José Luís Menegoro, diretor do Departamento de Educação Integral e Ensino Fundamental e EJA, ‘o programa de Educação Integral representa o compromisso com uma educação abrangente, reconhecendo a complexidade da formação humana. Ao adotarmos os princípios do Currículo Municipal – Integra Saberes, buscamos ir além dos livros didáticos, integrando experiências culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania. Estamos formando não apenas bons estudantes, mas cidadãos completos. Os cinco componentes educacionais são peças fundamentais nesse processo educacional, assegurando que cada criança se desenvolva integralmente. Já o Programa de Fortalecimento de Aprendizagem atua como uma ferramenta valiosa para apoiar nossos estudantes nos desafios educacionais”.
Opiniões dos Estudantes
Yasmin Ramos Ferreira, uma estudante do 5° ano C da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Richard C. Naumann, compartilha sua experiência com a educação integral: ‘As atividades que eu mais gosto de participar são as de artes, porque a gente faz um monte de coisas diferentes. Eu gosto mais é quando os professores brincam com a gente pra gente se divertir. A minha aula preferida é de educação física e jogos da professora Bruna e também da Júlia. Elas fazem aulas bem legais”.
Conclusão
A Educação Integral em Hortolândia é uma iniciativa notável que visa fornecer uma educação holística e de qualidade para as crianças. Com o compromisso da Prefeitura e o apoio das escolas e comunidade, o programa é capaz de beneficiar milhares de crianças na cidade, preparando-as para um futuro brilhante.
Escolas municipais participantes da Educação Integral em Hortolândia:
1. Emeb Josias da Silva Macedo
2. Emef D. Ana José Bodini Januário
3. Emef Jardim Primavera
4. Emef Dayla Cristina Souza de Amorim
5. Emef Profª Patrícia Maria Capellato Basso
6. Emef Jd.Boa Esperança – José Roque de Moura
7. Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim
8. Emef Renato da Costa Lima
9. Emef Profª Helena F. Takahashi
10. Emef Tarsila do Amaral
11. Emef Profª Maria Célia Cabral Amaral
12. Emef Prof. Cláudio Roberto Marques
13. Emef Profª Lilian Cristiane Martins de Araújo
14. Emef Lourenço Daniel Zanardi
15. Emeb Richard C. Naumann
16. Emef João Calixto
17. Emef Armelinda Espúrio da Silva
18. Emeief Luiza Vitória Oliveria Cruz
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.