Estudantes da rede municipal de educação de Hortolândia, inscritos no programa de Educação Integral da Prefeitura, encontram no Espaço “Educação em Rede” diversas atividades lúdicas para realizar, mesmo durante o período do recesso escolar. No município, a tradicional parada do meio do ano foi antecipada, por meio da resolução municipal n° 2 da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em razão da entrada da região na Fase Vermelha Emergencial do Plano São Paulo, a partir desta segunda-feira (15/03).

Embora voltadas aos estudantes da Educação Integral, as atividades estão disponíveis a todos os 26 mil estudantes da rede, por meio deste link: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search/label/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Integral. Há jogos variados, alguns de tabuleiro e outros individuais; exercícios para mexer o corpo; desafios musicais, envolvendo noções de equilíbrio, intensidade do som e percussão; desenho e pintura, dentre outros.

LEIA TAMBÉM

As atividades estão organizadas em quatro Estações de Vivência — “Orientação de Estudos e Acompanhamento Pedagógico”, “Projeto de Vida”, “Linguagens Artísticas” e “Esporte e Lazer”, mas há também sugestões de “Atividades legais para fazer em casa”, acessíveis neste um link específico https://educacaointegralhortolandia.blogspot.com/.

“Durante o período do recesso, as atividades da Educação Integral continuam sendo postadas no Espaço ‘Educação em Rede’. O objetivo é direcionar os alunos para atividades que eles possam desenvolver em casa, junto com a família, proporcionando aprendizado e diversão. As atividades planejadas pelos agentes educacionais seguem um viés lúdico e, ao mesmo tempo, desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais”, afirma o diretor do Ensino Fundamental e da Educação Integral, José Luís Menegoro.

Recesso escolar

O recesso escolar nas 58 unidades que compõem a rede municipal de ensino, anteriormente marcado para acontecer no período de sete a 23 de julho, passa a ser de 15 de março a primeiro de abril. Desde o início da pandemia no país, as aulas presenciais na rede municipal estão suspensas, sendo disponibilizadas aos alunos atividades pedagógicas impressas e entregues nas unidades escolares ou postadas no Espaço “Educação Na Rede”, hospedado no site oficial da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br).

Protocolos de retomada

Em janeiro deste ano, antes do início letivo, a Administração Municipal divulgou um protocolo de retomada das atividades escolares. Elas recomeçaram em fevereiro, de forma totalmente remota. Com a adoção das medidas emergenciais, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que já havia adiado para abril o início das aulas presenciais, decidiu antecipar o recesso escolar.

Com isso, o protocolo de retomada das aulas sofre nova alteração, mudando a data de retomada gradual das aulas presenciais de cinco de abril para três de maio. A partir do dia 26 de abril, está previsto o planejamento de retomada presencial com as equipes de todas as unidades escolares da rede municipal de Hortolândia, assim como das escolas conveniadas, por meio do Programa Bolsa Creche.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Hortolândia fecha 10 bares por dia

A Prefeitura de Hortolândia fechou 10 estabelecimentos de comércio de bebidas por dia na p…