A lagoa de contenção de enchentes do Parqu e Remanso das Águas, na região do Jd. Carmem Cristina, será desassoreada, em breve. Equipes da Prefeitura de Hortolândia trabalham atualmente na limpeza nas margens, com a remoção da camada vegetal das laterais. Máquinas ajudam na limpeza, preparando o espaço para passar por desassoreamento, a partir das próximas semanas. Durante o procedimento, a areia que se acumulou no fundo do lado será removida, assim como outros resíduos que reduzem a capacidade de armazenamento do reservatório de água. A ação melhorará a condição ambiental do parque, garantindo mais qualidade de vida aos moradores do entorno.

De acordo com a Secretaria de Obras, a estimativa é de que sejam removidos do fundo da lagoa aproximadamente 95.979,00 metros cúbicos de detritos, material correspondente a uma área de 44.470,00 metros quadrados.

LEIA TAMBÉM

O reservatório de contenção de enchentes do Parque Remanso das Águas tem capacidade de armazenamento para até 840 milhões de litros de água. Quando chove muito e este volume excede, a água é direcionada ao Ribeirão Jacuba por meio de um extravasor, porém num volume menor do que o da enxurrada. Isso evita alagamentos na Região Central da cidade. O mesmo método é usado no Parque Lago da Fé, onde as duas lagoas de contenção de enchentes funcionam como reservatórios em dias de chuva forte.

A Prefeitura também prepara a licitação para a limpeza do lago que fica embaixo da Ponte da Esperança (estaiada), na região entre o Jd. Santa Rita de Cássia e Jd. Novo Ângulo. Além da limpeza da camada vegetal e dos detritos depositados no fundo da água, este lago terá seu entorno urbanizado, com a implantação de equipamentos públicos de lazer, como pista de caminhada, ciclovia e academia ao ar livre. A obra de urbanização já está em licitação.

PIC

O desassoreamento do lago do Parque Remanso das Águas faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para a realização destas intervenções, a Prefeitura conta com apoio da iniciativa privada, dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Coronavírus: Hortolândia registra mais uma morte e total vai a 143; casos aumentam para 4.088

LEIA TAMBÉM Coronavírus: Hortolândia registra mais uma morte e total vai a 143; casos aume…