Para facilitar e agilizar o atendimento à comunidade, a Prefeitura de Hortolândia implantará, em breve, o sistema de solicitação de podas e cortes de árvores online. O canal já está em fase final de desenvolvimento e implantação e, ainda neste mês, os servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável participarão de capacitação para aprender a utilizar a nova ferramenta.

O sistema exibirá, na página inicial, quatro abas para que os munícipes tenham acesso à solicitação de corte, poda, retirada de árvore caída e imunidade de corte (que compreende o pedido de proteção da árvore, por sua “idade, localização, raridade, beleza ou condição de porta-sementes”). Em todas as situações será solicitado o preenchimento de um formulário e o cidadão será direcionado de acordo com cada serviço. Todo o sistema será digital, porém as autorizações poderão ou não ser automáticas.

LEIA TAMBÉM

No caso de autorização automática, o sistema já emitirá ao solicitante os tipos de poda que podem ser realizados, sendo possível sua impressão. Já nos demais casos em que haja a necessidade de avaliação, a solicitação será encaminhada ao técnico, que irá analisar e emitir um parecer.

Ao final do preenchimento do formulário, o solicitante deverá aceitar o “Termo de Aceite” para a conclusão do pedido e a geração de um número de protocolo, por meio do qual poderá fazer o acompanhamento da solicitação.

Após a formação para os servidores, que será realizada pela Secretaria de Governo, via Departamento de Tecnologia da Informação, o sistema de solicitação de podas e cortes de árvores irá ao ar e entrará em fase de teste. Para utilizar a ferramenta, o munícipe deverá acessar o site: facil.hortolandia.sp.gov.br/meioambiente/corte.  O link só estará disponível após a conclusão dessas ações.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

BOLETIM 185: MONTE MOR REGISTRA NESTA QUARTA-FEIRA MAIS NOVE CASOS POSITIVOS DO NOVO CORONAVÍRUS E TOTAL CHEGA A 1490

A Prefeitura de Monte Mor, por meio do Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao Novo Coronav…