Cidade
Combate ao Aedes aegypti – Hortolândia intensifica ações de nebulização e busca ativa
Introdução
Nos últimos anos, a cidade de Hortolândia tem enfrentado um desafio comum a muitos municípios brasileiros: o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Para enfrentar este problema, a prefeitura tem intensificado ações de nebulização e busca ativa.
Ações da Prefeitura
Durante esta semana, a prefeitura de Hortolândia, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), realiza ações em quatro bairros: Jd. Amanda, Jd. São Sebastião, Jd. Novo Cambuí e Jd. das Figueiras. As ações incluem a nebulização, que ocorre pela manhã no Jardim Amanda, e a busca ativa, que se estende aos três outros bairros.
📢 Fique sempre informado! 📰👀👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Hortolândia e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
Nebulização
A nebulização é um método que consiste em espalhar um tipo de inseticida no ar para eliminar os mosquitos adultos. Os agentes da UVZ usam equipamentos nebulizadores fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor. O trabalho dura entre 15 a 20 minutos. Durante a aplicação do produto, o órgão solicita que os moradores fiquem fora de suas casas e, após o fim da nebulização, aguardem 15 minutos para retornar ao ambiente.
Busca Ativa
Já na ação casa a casa, os agentes visitam imóveis para fazer a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, os agentes recolhem algumas delas para identificação em laboratório.
A Importância da Participação da População
A UVZ reforça o pedido aos moradores que permitam a entrada dos agentes a fim de que estes possam executar a nebulização e a busca ativa na data informada. Caso o morador ou a família não estejam em casa naquele dia, o órgão solicita que deixem alguém em casa que permita a entrada das equipes.
Casos Notificados
Segundo a UVZ, o município registra neste ano 403 casos notificados de Dengue, dos quais 26 positivos. Já de Chikungunya são sete casos notificados, que estão em investigação. Neste ano, Hortolândia ainda não registra nenhum caso de Zika.
Cuidados a serem Tomados
A UVZ reforça que é importante a população seguir as orientações e os cuidados para evitar a reprodução do Aedes aegypti. Uma ação que ajuda muito é manter tampados tonéis, barris e caixas d’água para evitar que esses objetos se tornem criadouros onde a fêmea do Aedes aegypti possa depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos.
Sintomas das Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti
Caso o morador apresente algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a UVZ orienta que procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.
Conclusão
A luta contra o Aedes aegypti é uma responsabilidade de todos. Com a participação ativa da população e o trabalho incessante dos agentes da UVZ, Hortolândia está confiante de que irá superar este desafio.
Para combater Aedes aegypti, Hortolândia realiza nebulização e busca ativa
*Fone: (19) 3965-1400
Rua José Cláudio Alves dos Santos, 585 Remanso Campineiro
CEP 13184-472*
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.