Famílias com crianças têm mais uma oportunidade para protegê-las contra a Poliomielite. A Prefeitura de Hortolândia prorroga a campanha de vacinação contra a doença até o dia 30 deste mês. As vacinas estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade (vide abaixo o horário de funcionamento de cada uma). A campanha de vacinação contra a Poliomielite é para crianças de 1 a 4 anos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, até o momento, o município já imunizou 7.117 crianças. Conforme dados deste ano do PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde, atualmente, a cobertura no município está em 63%. A população estimada de crianças de 1 a 4 anos do município é de 11.264.

A Prefeitura também prorroga a campanha de multivacinação até o dia 30 deste mês. A campanha é para atualizar a carteira de vacinas de crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, 2.915 crianças com idade inferior a 1 ano já compareceram à campanha; destas, 2.157 tomaram as vacinas que estavam desatualizadas ou faltantes na carteira. Já na faixa etária de 5 a 14 anos de idade, 4.565 crianças e adolescentes compareceram à campanha; destas, 2.875 tomaram as vacinas faltantes na carteira ou desatualizadas.

LEIA TAMBÉM

A Secretaria de Saúde ressalta que as campanhas têm como objetivo aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes do município, evitando epidemias.

Para quem tem receio de levar crianças e adolescentes para tomar a vacina, a Prefeitura de Hortolândia esclarece que as UBSs seguem os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus. Dentre as medidas adotadas está manter o distanciamento de dois metros na fila entre as pessoas.

Ainda na fila será feita a triagem de pacientes sintomáticos respiratórios. Ao ser constatada a presença destes pacientes, os mesmos não receberão a vacina e serão encaminhados para a Unidade Respiratória, montada anexa à UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia, para avaliação médica.

Os funcionários das UBSs estão vestidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Eles também intensificam as medidas de higienização, tais como lavagem de mãos e utilização de álcool em gel.

Em virtude de a UBS Nova Hortolândia estar ocupada com a Unidade Respiratória, os moradores desta região devem levar suas crianças e adolescentes para receberem as vacinas na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) “João Carlos do Amaral Soares”, localizada na rua José Martim dos Anjos, 55. O horário é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30.

Confira a lista das UBSs onde estão disponíveis as vacinas:

UBS Horário
Adelaide  7h às 16h
Campos Verdes  7h às 16h
Nova Europa  7h às 16h
Orestes Ôngaro  7h às 16h
Santa Esmeralda  7h às 16h
Santiago  7h às 16h
São Bento  7h às 16h
São Jorge  7h às 16h
Taquara Branca  7h às 16h
Amanda I  7h às 16h
Amanda II  7h às 16h
Figueiras  7h às 16h
Parque do Horto  7h às 16h
Emeief João Carlos do Amaral Soares  7h às 16h30
Novo Ângulo  7h às 17h
Rosolen  7h às 18h
Santa Clara  7h às 18h

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

1º dia de visitas presenciais em presídios cumpre restrições e deixa familiares de fora no Complexo de Hortolândia

LEIA TAMBÉM 1º dia de visitas presenciais em presídios cumpre restrições e deixa familiare…