Sabe aquele brinquedo que você doou para ornamentar o evento Natal Sustentável, realizado pela Prefeitura, ano passado, no Parque Socioambiental Irmã “Dorothy Stang”? Ele irá alegrar crianças em situação de vulnerabilidade. Nesta quarta-feira (22/01), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, responsável pelo evento natalino, entregou cerca de 200 brinquedos arrecadados para o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, órgão da Secretaria de Governo.

De acordo com o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, dentre os brinquedos que foram entregues estão carrinhos, bonecas e bonecos de pelúcia. “A cada ano, percebemos que está crescendo a adesão da comunidade à campanha de doação dos brinquedos para o Natal Sustentável. O objetivo da campanha é estimular essa atitude de doação entre a população”, destaca o coordenador do núcleo, Ricardo Zanoni.

O Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres irá utilizar os itens em brinquedotecas que serão montadas em espaços de atendimento para crianças e adolescentes. A previsão, segundo o diretor do departamento, Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio, é implantar brinquedotecas no Hospital Municipal Mário Covas, no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, e na sede do Conselho Tutelar.

De acordo com o diretor, o objetivo é humanizar o atendimento a estas pessoas. “Queremos estabelecer uma relação de confiança com as crianças e os adolescentes. Fazer com que elas se sintam à vontade para começar a dialogar e, a partir daí, acompanharmos melhor a situação de cada uma delas”, explica Sampaio.

Sampaio ressalta que a campanha de doação de brinquedos continua. Quem quiser fazer sua doação, pode levar os brinquedos até o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, que fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. Os brinquedos devem estar em bom estado de conservação. Também podem ser doados itens escolares, tais como lápis de cor, cadernos de desenho e materiais de pintura.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Mulheres levam picadas de agulha no meio da multidão em Recife

Cinco mulheres deram entrada em um hospital de Recife neste domingo (23/02/2020) se queixa…