A fim de trabalhar o brincar de diversas formas e, assim, possibilitar o desenvolvimento integral, ou seja, social, cognitivo e motor da criança na primeira infância, a Prefeitura de Hortolândia disponibiliza atividades lúdicas e diversificadas na modalidade Educação Infantil, no “Blog Educação” (consulte o link aqui). A iniciativa é da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

O “Blog Educação”, como ferramenta pedagógica, traz contribuições importantes para que as crianças que estão em casa possam ter acesso a conteúdos com estratégias lúdicas e possíveis de serem realizadas com a família. Nesse momento, as crianças, de zero a cinco anos, merecem ainda mais atenção, pois estão em pleno desenvolvimento.

LEIA TAMBÉM

Neste período de pandemia, que impôs o distanciamento social para conter a disseminação do Coronavírus, as crianças, que passavam boa parte do dia na escola, agora estão integralmente com a família, distantes das vivências, das interações e situações de aprendizagem promovidas de forma planejada e intencional pela escola. Além de estreitarem os laços familiares e contribuirem para o desenvolvimento integral dos alunos, as propostas de atividades, apresentadas no blog, oferecem possibilidades especialmente pensadas por professores, educadores e gestores para cada fase, prezando sempre pelo desenvolvimento integral dos alunos.

Para a mãe Ana Paula de Freitas Pasqualeto, a experiência com o blog tem sido muito boa. “As atividades são bem pedagógicas e minha filha adora fazer, estou sempre ajudando. Temos um grupo com as mães e a professora. Quando precisamos, podemos tirar dúvidas. É muito importante a criança ter esses estímulos e estudar desde a Educação Infantil. Ela já era muito esperta e com a ida para creche, se desenvolveu ainda mais. Eu acho a Lívia até avançada para a idade dela”, disse Ana Paula, de 35 anos, mãe de Lívia dos Santos Pasqualeto, aluna do maternal A, da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Novo Cambuí.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o papel do adulto como facilitador é fundamental, sendo uma oportunidade não só de aprendizagem, mas de convívio com as crianças por meio de experiências que estimularão diferentes aspectos do desenvolvimento infantil.

“Nossos profissionais têm trabalhado intensamente para oferecer atividades para as nossas crianças, desde o berçário, que valorizem, também, a vivência com as famílias, neste momento em que a interação social na escola é substituída pelo convívio em casa. O simples engatinhar do bebê, as brincadeiras e o diálogo são fundamentais para estimular o desenvolvimento. Através das atividades propostas temos o objetivo de oferecer experiências significativas e importantes para o desenvolvimento das crianças, como o desenvolvimento motor, emocional, afetivo, da imaginação e a ludicidade”, ressaltou a diretora de Educação Infantil, Maybe Lordano.

Em tempos de tecnologia, é importante incentivar as crianças a brincar longe das telas e estimulá-las a pular, rastejar, engatinhar, correr, interagir, explorar o espaço disponível, inventar brincadeiras, contar e recontar histórias e/ou fatos, cantar, dançar e explorar conceitos como alto e baixo, dentro e fora, pequeno e grande, curto e longo, quente e frio, entre outros. Essas atividades, embora pareçam comuns e corriqueiras, são fundamentais para o desenvolvimento da criança, ressalta a diretora.

Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, a Educação Infantil traz aprendizados significativos e proporciona vínculos afetivos. “A Educação Infantil trabalha o brincar e é justamente através desse brincar, diferenciado, que a criança conseguirá aprender e se desenvolver. Na brincadeira, a criança trabalha vários aspectos. No espaço do blog, as famílias poderão conhecer músicas, brincadeiras, histórias, jogos, experiências e outras propostas que são significativas e planejadas a partir de conteúdos importantes e essenciais para as crianças”, enfatizou Sandra.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Tracbel divulga oportunidade(s) para Assistente de Pré-Vendas – v2138219

Descrição PRINCIPAL ATIVIDADE: Ser responsável pela prospecção ativa de clientes, qualific…