Quer receber as principais Notícias de Hortolândia e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Espaço também teve aumento de 500 novos usuários cadastrados 

Mesmo diante do poder de difusão das redes sociais, o livro segue firme na preferência das pessoas como forma de acesso à cultura e ao conhecimento.  Um exemplo disto é o trabalho de incentivo à leitura que a Prefeitura de Hortolândia realiza por meio da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”. O órgão registrou 11.452 empréstimos de obras em 2018. A informação consta no balanço feito pela Biblioteca.

De acordo com o coordenador do espaço, Rafael Antonio da Silva, o número de empréstimos no ano passado foi maior do que o de 2017, quando foram feitos 9.559 empréstimos.

No balanço consta também o ranking dos 20 livros mais emprestados pelos usuários da biblioteca. Na lista predominam best-sellers infantojuvenis. O campeão foi “Diário de Um Banana: A Gota d’Água”, do cartunista americano Jeff Kinney. A lista tem outras obras infantojuvenis de sucesso, dentre as quais, dois títulos da série “Harry Potter”. Também aparecem no ranking obras consagradas que costumam ser requisitadas em vestibulares, tais como “Coração, Cabeça e Estômago”, de Camilo Castelo Branco; e “Quarto de Despejo”, da mineira Carolina Maria de Jesus, no qual ela relata sua vivência como favelada na cidade de São Paulo.

A biblioteca também teve aumento de 579 novos usuários. Atualmente, o número total de usuários cadastrados é de 4.409. Para o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Francisco Raimundo da Silva, estes aumentos registrados em 2018 pela Biblioteca Municipal se devem à mudança de endereço do órgão para a região central da cidade. Até 2017, quando foi feita a mudança, a biblioteca ficava na região do Jardim do Bosque. “A mudança para uma área mais central contribuiu para facilitar o acesso da população à biblioteca”, destaca o secretário.

O coordenador Rafael Antonio da Silva ressalta que outra mudança positiva foi a ampliação do prazo de empréstimo. “A pedido dos usuários, aumentamos o prazo de empréstimo dos livros para duas semanas. No endereço anterior da Biblioteca, o prazo era de uma semana”, explica.

Quem ainda não é usuário da biblioteca, precisa fazer a Carteirinha de Leitor. É necessário levar foto 3X4 recente, cópia do RG e cópia de comprovante de residência. Já para menores de idade, é necessário que o pai, a mãe ou responsável leve cópia do RG e autorização. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o empréstimo de livros. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo (trabalho ou estudo) com a cidade.

EBOOKS

O acervo da biblioteca, de cerca de 17 mil títulos, está digitalizado e pode ser consultado na internet por meio do site http://biblivre.hortolandia.sp.gov.br/Biblivre5/. De acordo com o balanço, em 2018 foram feitas pelo site 27.792 pesquisas, das quais 1.660 foram feitas em finais de semana e feriados, datas que a biblioteca não funciona. Ainda por meio do site, usuários da biblioteca, cadastrados ou não, podem ler gratuitamente os 185 ebooks (livros em formato digital) que fazem parte do acervo da biblioteca.

Ainda na área de internet, a biblioteca conta com uma lan house, que oferece uso gratuito de computadores com acesso à internet. De acordo com o balanço, em 2018 este espaço foi utilizado por 2.042 pessoas.

A biblioteca conta ainda com a Sala Infantil, voltada para crianças em fase de alfabetização. O acervo infantil tem cerca de 1.400 títulos, além de jogos, brinquedos didáticos e cabine para teatro de fantoches. Já para o público infantojuvenil, a biblioteca tem em torno de 300 títulos de quadrinhos, livros em quadrinhos e mangás (histórias em quadrinho japonesas).

A Biblioteca Municipal está dentro do Open Shopping, no piso inferior, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50. Para mais informações, os interessados podem ligar no telefone 3887-1684 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Confira a lista dos livros mais emprestados em 2018 na Biblioteca Municipal:

1. “Diário de Um Banana: A Gota d´Água” – Jeff Kinney

2. “Diário de Um Banana: Vai Ou Racha” – Jeff Kinney

3. “Diário de Um Banana: Apertem Os Cintos” – Jeff Kinney

4. “Coração, Cabeça e Estômago” – Camilo Castelo Branco

5. “A Herdeira” – Kiera Cass

6. “Harry Potter e A Pedra Filosofal” – J.K. Rowling

7. “Quarto de Despejo” – Carolina Maria de Jesus

8. “Extraordinário” – R.J. Palacio

9. “Diário de Um Banana: Bons Tempos” – Jeff Kinney

10. “Português Para Concursos: Teoria e 900 Questões” – Renato Aquino

11. “Diário de Um Banana: As Memórias de Greg Heffley” – Jeff Kinney

12. “Harry Potter e A Câmara Secreta” – J.K. Rowling

13. “Diário de Um Banana: Maré de Azar” – Jeff Kinney

14. “Segredo de Sangue: Rizzoli & Isles” – Tess Gerritsen

15. “Harry Potter e A Criança Amaldiçoada Partes Um e Dois” – J.K. Rowling

16. “Caminhos Cruzados” – Érico Veríssimo

17. “Tartarugas Até Lá Embaixo” – John Green

18. “Diário de Um Banana: Rodrick É O Cara” – Jeff Kinney

19. “O Ladrão de Raios” – Rick Riordan

20. “O Duque e Eu” – Julia Quinn

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Prêmio Jacuba é novidade na 2ª edição do Sabores de Hortolândia

Objetivo do desafio é resgatar a cultura gastronômica de Hortolândia A 2ª edição do Roteir…