Adoniran Barbosa, um dos mais importantes artistas do samba, é a atração do projeto online “Bate-Papo de Cinema”, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som), órgão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Nesta sexta-feira (22/01) e sábado (23/01), o projeto disponibilizará online o documentário “Adoniran: Meu Nome é João Rubinato”. Para assisti-lo, é necessário fazer inscrição no site do Ponto MIS, por meio deste LINK

No sábado (23/01), às 18h, o projeto realizará um bate-papo sobre o filme. Participam da atividade o diretor do documentário, Pedro Serrano, o músico e ator Paulo Miklos e o sambista e pesquisador Tadeu Augusto Matheus (Tadeu Kaçula). A mediação será do crítico de cinema Cassio Starling Carlos. O bate-papo será transmitido ao vivo pelo canal do MIS no YouTube. O link é https://www.youtube.com/user/missaopaulo.

LEIA TAMBÉM

O documentário mostra a carreira de Adoniran Barbosa (1910-1982), cujo nome verdadeiro era João Rubinato. Nascido no interior de São Paulo, Adoniran sonhava ser ator. Nos anos 1940 e 1950, trabalhou no rádio e no cinema, chegando a contracenar com artistas como Dercy Gonçalves, Nicette Bruno e Inezita Barroso. Mas foi na música que Adoniran alcançou fama, ao gravar músicas, acompanhado pelo grupo Demônios da Garoa, que se tornaram clássicos que até hoje são cantadas em rodas de samba país afora, como “Saudosa Maloca”, “Trem das Onze” e “Tiro Ao Álvaro”. O documentário reúne ainda várias imagens raras do artista.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Hospital municipal de Hortolândia tem pacientes à espera de transferência para hemodiálise

LEIA TAMBÉM Hospital municipal de Hortolândia tem pacientes à espera de transferência para…