Quer receber as principais Notícias de Hortolândia e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Apresentações serão, nesta terça (06/08) e quinta-feira (08/08), às 20h, na Escola de Música, no Jd. Santa Cândida

Uma boa notícia para quem estava com saudade do projeto “Concertos Oficiais”. Após a parada durante o período de férias escolares, o projeto está de volta com duas apresentações da Banda Municipal (foto). Os concertos, que marcam o início da Série Inverno, serão, nesta terça (06/08) e quinta-feira (08/08), às 20h, no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), órgão da Prefeitura, localizado na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida. O projeto “Concertos Oficiais” é realizado pela Secretaria de Cultura com o objetivo de difundir a música erudita e formar público. Durante o ano, são realizados concertos gratuitos de grupos do CEMMH que marcam a passagem das estações Outono, Inverno e Primavera.

O maestro e coordenador do CEMMH, Marcio Beltrami, explica que, nas duas apresentações, será apresentado um repertório específico para o tipo de formato da Banda Municipal. “Vamos apresentar um repertório de formação e informação musical, e não somente entretenimento”, salienta Beltrami. 

O programa mesclará música erudita e música popular brasileira. A abertura será com a obra “Overture For Woodwind”, do compositor britânico Philip Sparke. O maestro explica que a compoisção será executada somente pelos instrumentos da família madeira (instrumentos de sopro). 

Em seguida, a Banda apresentará a composição “Third Suite For Band (Scenes de Ballet)”, do compositor americano Alfred Reed (1921-2005), um dos grandes nomes da música neoclássica. Beltrami explica que, como diz o título, a composição mostra cenas de um balé.  

Para os apreciadores de música popular, a Banda tocará “Canto de Taieira”, com arranjo do compositor fluminense Marcos Mesquita. “A taieira é uma dança de 1740 do folclore de Sergipe em que só mulheres participam. Elas vestem roupas brancas e fitas coloridas”, explica o maestro.

O programa terá também MPB. A Banda Municipal apresentará um pout-pourri (também denominado medley) com três músicas de Chico Buarque: “Folhetim”, “Homenagem Ao Malandro” e “A Banda”. Pout-pourri ou medley é um formato em que músicas diferentes são tocadas juntas, praticamente uma seguida da outra, sem interrupção.

A Banda encerrará o programa em grande estilo. Para executar a composição “Concerto For Drum Set And Band”, do compositor americano Larry Neeck, serão utilizadas duas baterias, que ficarão lado a lado, em frente à banda. “Esta será a primeira vez que faremos isso. Nesta composição, as baterias sairão do papel de coadjuvante para conduzirem a Banda”, destaca Beltrami. Os solistas serão Clayton Pereira Gonçalves Morais e Jefferson Henrique Pereira. 

Atualmente, a Banda Municipal é formada por 47 músicos, a maioria moradores da cidade e que se formaram no próprio CEMMH. A faixa etária dos músicos vai de 16 a 45 anos. Em maio deste ano, o grupo completou 25 anos. A Banda e o CEMMH foram criados por meio da Lei Municipal Lei Nº 188, de 1 de junho de 1994.  

Confira abaixo o programa das duas apresentações da Banda Municipal:

– “Overture For Woodwinds”, de Philip Starke

– “Third Suite For band (Scenes de Ballet)”, de Alfred Reed:

I Movimento: “Fanfare And Intrada”

II Movimento: “Pas de Deux”

III Movimento: “Polka Excentrique”

IV Movimento: “Danse Générale” 

– “Spanish Dance”, de Carl Wittock

– “Homenagem a Chico Buarque” (“Folhetim, “Homenagem Ao Malandro” e “A Banda”), arranjo de Cyro Pereira

– “Concerto For Drum Set And Band”, de Larry Neeck

“Concertos Oficiais – Série Inverno”, com a Banda Municipal:

Data: 06/08 (terça-feira) e 08/08 (quinta-feira)

Horário: 20h

Local: Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) – sala Maestro Eleazar de Carvalho

Endereço: rua Vicente Palhão, s/nº, Jd. Santa Cândida

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Judô de Hortolândia conquista medalhas de ouro e prata no Chile

Roberta Yamashita e Elsa Ikeda representaram Hortolândia e o Brasil em competição Sulameri…