Quer receber as principais Notícias de Hortolândia pelo Whatsapp?
Inscreva-se agora.
Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98190-8674 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp

O rock vai invadir a “Re Virada Cultural” 2019, realizada, neste sábado (30/11) e domingo (01/12), pela Prefeitura de Hortolândia em parceria com a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). O evento será no Parque Socioambiental “Renato Dobelin”, localizado na rua Argolino de Morais, s/nº, Vila São Francisco, ao lado do HORTOFÁCIL. Neste domingo, a grande atração é a banda Bohemian Rock, cover do Queen.

Com pouco mais de um ano de carreira, o grupo tem se destacado com sua proposta de reviver os grandes momentos do Queen. Em seus shows, o grupo mostra uma performance de palco fiel à da banda inglesa, incluindo figurinos que os músicos originais usavam. O repertório cobre praticamente todas as fases do Queen, desde os sucessos dos anos 1970, como “Bohemian Rhapsody”, “Killer Queen”, “We Will Rock You” e “We Are The Champions”, até as músicas conhecidas dos anos 1980, dentre elas “I Want To Break Free”, “Another One Bites The Dust” e “A Kind Of Magic”. O Bohemian Rock é formado por quatro fãs de carteirinha do Queen, o vocalista Luizinho Caldeira (Freddie Mercury), o guitarrista Carlos Augusto (Brian May), o baixista Davi Henrique (John Deacon) e o baterista Pedro Martin (Roger Taylor). 

Mas a Re Virada não terá somente o som do rock. A programação do domingo será aberta, às 9h, em clima sertanejo com o projeto “Café Com Viola”, da Secretaria de Cultura. A primeira atração será o grupo Pioneiros do Catira. Criado em 2006, o grupo fará uma apresentação de catira. Uma das principais manifestações da cultura caipira, a catira é dançada ao som de modas de viola. O ritmo é conduzido pelos dançarinos, que batem os pés e as palmas das mãos. Eles se dividem em duas fileiras que se entrecortam. 

Depois, será a vez da Companhia de Santos Reis “Rosa dos Anjos”. Formada em 1982, a companhia é responsável por manter viva na cidade a tradição da Folia de Reis, festa popular natalina que faz referência à visita dos três reis magos a Jesus Cristo. Nas apresentações da companhia, alguns integrantes fazem a cantoria e outros tocam instrumentos musicais, como viola, violão, pandeiro e caixa. A música sertaneja continua a dar o tom com a dupla Salvador e Celito. Quem encerra o projeto é a Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia. Criada em 2009, a orquestra é formada, atualmente, por cerca de 30 integrantes, entre homens e mulheres. Além dos violeiros, o grupo conta ainda com o maestro Tim Mendes e o diretor artístico Mauri Lima, cantor da dupla Mauricio & Mauri, irmão de Chitãozinho e Xororó. Em breve, a Orquestra lançará um CD com regravações de clássicos da música sertaneja. A produção do CD é da Secretaria de Cultura.

O clima sertanejo prossegue com as apresentações do cantor Kauan Borges, que iniciou sua carreira aos 15 anos, e da cantora Erica Barbosa. Aos 11 anos, a artista compôs sua primeira música. Depois, aos 14 anos, começou a fazer apresentações em eventos. Ao longo de sua carreira, Erica já fez abertura para artistas consagrados como Marília Mendonça, Wesley Safadão e Simone & Simaria. No próximo ano, a cantora gravará um disco e um videoclipe para divulgar seu trabalho. 

GOSTOS VARIADOS

A programação dominical da “Re Virada” terá música para gostos variados. Ecletismo é a marca do projeto De Mãe Pra Filha, formado por Lê Veloso e Juliana Veloso. Mãe e filha na vida real, Lê e Juliana começaram a cantar juntas em festas e reuniões para divertir familiares e amigos. Assim, a brincadeira deu origem ao projeto. As duas apresentarão um repertório de músicas conhecidas da MPB, pop, rock, entre outros estilos musicais.

A próxima atração será a banda Raizamah, cuja formação conta com Clayton Morais, percussionista da Banda Municipal de Hortolândia, os multiinstrumentistas Marcio Silva e Caio Vieira, e o vocalista Jairo Dekir. Com um trabalho autoral, a banda Raizamah lançou recentemente seu primeiro EP, intitulado “O Guardião”. 

Para quem gosta de samba, a pedida é conferir a apresentação do grupo Nessa Hora. Com um ano de carreira, o grupo é formado por João Vitor (voz), Leonardo (percussão), Douglas (pandeiro) e Israel Ribeiro (cavaco). Neste ano, o grupo lançou sua nova música, “Pra Balançar”. 

O rock volta a tomar conta da “Re Virada” com a apresentação do grupo Soro Na Véia, formado por Júlio Costa (voz e guitarra), Luciano Vasconcelos (guitarra), José Moreira (baixo) e Gustavo Motta (bateria). O grupo tocará grandes clássicos do rock brasileiro e internacional. 

O sertanejo volta ao palco com a dupla Camilla e Ludmilla. Cantoras e compositoras, as irmãs já lançaram dois discos com músicas autorais. Dentre suas músicas mais conhecidas estão “Cinderela do Sertão”, “Hino da Sofrência” e a recente “Outback ou Barraquinha”. 

Tem mais sertanejo com a apresentação do cantor Ailton Junior. O artista iniciou sua carreira em 2010, com uma dupla. Atualmente, ele segue em carreira solo. Depois, é a vez da cantora Carol Silva, que já abriu para artistas sertanejos consagrados, dentre os quais Mateus & Kauan e Jorge & Mateus. Carol já tem um disco lançado, “Sigilo”, cujo repertório traz algumas composições de sua autoria. 

A “Re Virada” também terá MPB com a apresentação de Carla Tosetto. Além de cantora, Carla atua como pedagoga vocal na Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) – Campus Hortolândia. Ela apresentará o show “Carla Tosetto Canta Elis”, em que interpretará músicas de Elis Regina.

Para fazer o público dançar, o cantor, compositor e coreógrafo WD (Washington Duarte) apresentará sua mistura de pop, funk e performance. O artista de 26 anos já participou do programa “X-Factor Brasil”, da Band, e do programa de Silvio Santos, no SBT. WD já tem oito músicas autorais lançadas e três videoclipes, além de já ter feito vário shows na RMC. Ele também é fenômeno na internet e nas redes sociais, com mais de 20 mil seguidores. WD está com o novo projeto, o EP (Extended Play) “Eu Sou”, com seis músicas próprias (“Adrenalina”, “Bum Bum Que Pulsa”, “Checklist”, “Eu Sou”, “Saideira” e “Tô de Boa”), já disponibilizado em plataformas digitais.

FOOD TRUCKS

Além de música, a “Re Virada” terá praça de alimentação com 10 food trucks de comidas variadas (espetinhos, comida japonesa, sorvete, cachorro quente, hamburguer, doces e pastel). Os empreendedores fazem parte da associação Família Food Truck Hortolândia.

Outra atrativo para o público será a exposição de artesanato, com participação de cerca de 10 empreendedores, alguns dos quais fazem parte do programa Economia Solidária, da Secretaria de Inclusão e Desnevolvimento Social. Já para as crianças haverá recreação com cama elástica e escorregador inflável. A praça de alimentação, artesanato e recreação para crianças começarão a funcionar no mesmo horário da programação de shows, às 19h no sábado (30/11), e às 9h no domingo (01/12). 

Confira abaixo a programação do sábado (30/11) e do domingo (01/12) da Revirada Cultural:

Sábado (30/11):

19h – Banda Huzai

19h45 – Trio Prof&Cia

20h30 – Art In Louvor

Domingo (01/12): 

9h – Café com Viola, abertura com o grupo Pioneiros do Catira

9h45 – Companhia de Santos Reis “Rosa dos Anjos”

10h30 – Salvador e Celito

11h15 – Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia

12h15 – Kauan Borges

13h – Erica Barbosa

13h40 – Projeto De Mãe para Filha (com Ale e Juliana Veloso)

14h10 – Banda Raizaimah

14h50 – Grupo Nessa Hora

15h30 – Banda Soro na Véia

16h10 – Camilla e Ludmilla

16h45 – Ailton Junior

17h20 – Carol Silva

18h – Carla Tosetto Canta “Elis”

18h40 –  WD (Washington Duarte)

20h – Bohemian Rock (Queen Cover)

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Hospital São Vicente investe em melhorias no PA Hortolândia

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) assumiu, no final do segundo semestre de…