Motoristas de Hortolândia que saem da região do Jardim Santa Clara do Lago em direção ao Jd. Novo Ângulo já podem contar com um novo e importante trajeto, a partir desta segunda-feira (22/03): a Avenida Panaíno. A via, duplicada pela Prefeitura, acaba de ser liberada ao tráfego, ação coordenada por agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana. O prefeito em exercício, José Nazareno Zezé Gomes, acompanhou a ação, junto ao diretor de Operações José Eduardo Vasconcellos.

Quem trafega pela nova via precisa estar atento aos semáforos implantados na avenida, tanto no cruzamento com a Avenida da Emancipação, quanto no Corredor Metropolitano, já que os equipamentos entraram em funcionamento com a liberação do trânsito. O alerta visa evitar acidentes, envolvendo veículos, motos, bicicletas e até mesmo pedestres.

LEIA TAMBÉM

Ainda nesta segunda-feira (22/03), funcionários da Jofege, empresa parceira da Administração Municipal, implantam mais um equipamento redutor de velocidade na nova avenida, além de três que já haviam sido construídos. A quarta lombada fica na Rua Damião Antônio da Silva, próxima ao número 375, atrás dos prédios residenciais existentes no Jd. Novo Ângulo. 

As outras três também foram construídas pela empresa nas proximidades do CEM (Centro de Especialidades Médicas) e da entrada do condomínio residencial Green Park, onde já foram registrados acidentes causados por excesso de velocidade. Todas as lombadas foram sinalizadas pela Equipe de Pintura da Secretaria de Mobilidade Urbana. No início de março, a Prefeitura concluiu a implantação da iluminação de LED ao longo da via.

De acordo com o diretor da Secretaria de Mobilidade Urbana José Eduardo Vasconcellos, além das ações realizadas pela Prefeitura, cabe ao motorista prestar bastante atenção ao circular pela nova via. “Pedimos que não façam conversão errada nem na Avenida da Emancipação nem na Panaíno. Colocamos placas lá para isso. É preciso respeitar a velocidade máxima para que a via não se torne perigosa”, reforça ele.

Sobre a Avenida Panaíno

Desde a Avenida da Emancipação até o Corredor Metropolitano, a Avenida Panaíno tem mais de dois quilômetros de via duplicada e asfaltada. A obra deste novo complexo viário inclui canteiro central, calçada para pedestres, ciclovia, guias e sarjetas, sistema de drenagem de águas pluviais e iluminação de LED, todas ações já executadas. O trabalho acontece com recursos financiados pelo Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), oriundos de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana. Estas ações garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade. Atualmente, está em licitação a obra da passagem sobre a linha férrea que corta a avenida Panaíno, ação que complementará a abertura deste novo viário.

Com a Avenida Panaíno, a população tem uma nova opção de trajeto entre as regiões da cidade, com viário mais rápido, seguro e eficaz. Antes da liberação da via, os motoristas da região do Jd. Santa Clara precisavam pegar a Av. da Emancipação para seguir em dois trajetos possíveis sentido Novo Ângulo: pela Ponte da Esperança ou pela Rodovia SP-101. De acordo com a Secretaria de Obras, com a abertura da Avenida Panaíno, a Prefeitura desafogará o trânsito na Emancipação, principalmente nos horários de pico. A nova avenida também facilita o acesso dos motoristas ao Corredor Metropolitano, de onde é possível seguir para Campinas pela SP-101.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Morre o prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, vítima da covid-19

O prefeito de Hortolândia (SP), Angelo Perugini (PSD), morreu na manhã desta quinta-feira,…