O APL (Arranjo Produtivo Local) do Pão de Queijo, criado pela Prefeitura de Hortolândia, dá mais um importante passo para beneficiar os produtores da cidade. Na próxima quarta-feira (19/08), acontecerá a assembleia para constituir a Associação do APL de Pão de Queijo de Hortolândia. A atividade acontecerá a partir das 18 horas, no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro.

Para participar da reunião e da constituição da Associação, são convidados todos os produtores de pão de queijo da cidade. A ação visa garantir ações organizadas e focadas no fomento do setor. Além disso, durante o encontro, será dada continuidade ao tema do selo de qualidade.

LEIA TAMBÉM

Também estarão presentes representantes da APL, produtores de queijo, da cidade de Taubaté. A parceria é resultado de um diálogo, realizado durante uma reunião por vídeo. Esta é a primeira articulação para possível compra de produtos em comum e de grande importância para as empresas, visto ser o produto primordial do pão de queijo. Esta articulação ocorreu por meio da rede de APLs do Governo do Estado, em que o APL foi reconhecido recentemente.

O APL do Pão de Queijo integra a Rede Paulista de Arranjos Produtivos Locais, instituída em 2009 pelo governo estadual, com o objetivo principal de reconhecer arranjos no Estado de São Paulo e promover programas de fomento dos mesmos.

Com o reconhecimento do governo estadual, as empresas que fazem parte do APL do Pão de Queijo poderão participar de programas específicos de capacitação, de incentivo à tecnologia e também de editais que podem prever recursos e investimentos para o setor, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação.

De acordo com dados obtidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação junto à Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), o município conta com 23 empresas fabricantes de pão de queijo. Já segundo levantamento feito pela própria secretaria, existem na cidade cerca de 50 empresas do segmento de pão de queijo.

Selo de qualidade

A Prefeitura criou, em 2018, o APL do pão de queijo com o objetivo de fortalecer o setor produtivo da cidade. Uma das ações definidas pelas empresas do APL foi a criação de um selo de qualidade. Em outubro do ano passado, a Prefeitura fez o lançamento oficial do selo de qualidade, durante o evento “Inova Campinas Trade Show 2019”. No começo deste ano, antes da pandemia do Coronavírus, estava previsto o início do processo de obtenção do selo de qualidade das empresas por meio de vistorias e auditorias.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Coronavírus: Hortolândia registra mais uma morte e total vai a 143; casos aumentam para 4.088

LEIA TAMBÉM Coronavírus: Hortolândia registra mais uma morte e total vai a 143; casos aume…