Quem tem na memória a antiga passagem de terra batida que ligava o Jd. Nova América ao Parque Peron se surpreende com o cenário atual: uma avenida asfaltada passa a integrar os bairros. Nesta terça-feira (21/01), a movimentação de máquinas era intensa no parque Peron, com o andamento das obras de asfalto no trecho do Corredor Metropolitano.A obra é realizada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), e a Prefeitura de Hortolândia acompanha o andamento desta intervenção, que vai criar um novo acesso à cidade. Quando as obras do corredor expresso de ônibus estiverem prontas, os motoristas que trafegam pela Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101) vão entrar em Hortolândia pela alça de acesso que está em construção no km 5 da via, seguindo pelos bairros da região do Parque Peron sentido Ponte da Esperança (Estaiada).

O trecho viário que foi asfaltado é o prolongamento da avenida Antônio da Costa Santos pelo Parque Peron, via que também seguirá pelo bairro Chácaras Nova Boa Vista. A próxima etapa da obra inclui, ainda, sinalização do trecho pavimentado. No futuro, o Corredor Metropolitano integrará toda a região por meio de um viário expresso, desde Americana, passando por Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, até Campinas.

A obra do Corredor Metropolitano faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pelo prefeito Angelo Perugini para estimular o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta recursos financeiros da iniciativa privada, dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Lava Jato na Itália: três viram réus por propina à Petrobras

A Lava Jato chegou à Itália, país da Operação Mãos Limpas, que serviu de inspiração para s…