Cidade
Após dois anos de pausa, Campeonato Amador de Futebol de Hortolândia está de volta


Bola rola em partida amistosa, quinta-feira (19/05), às 14h, no Campo da Confibra
Falta pouco pra bola voltar a rolar nos gramados de Hortolândia. Após dois anos interrompidos por conta da pandemia do Coronavírus, a 27ª edição do Campeonato Amador de Futebol 2022 será uma das maiores e mais disputadas competições da Região Metropolitana de Campinas. No dia da comemoração dos 31 anos da cidade, em 19 de maio, o Campo da Confibra, tradicional palco de grandes jogos, localizado no Jardim Campos Verdes, recebe, à partir das 14h, a partida amistosa entre a Seleção de Máster e a equipe dos Atletas de Hortolândia, marcando o pontapé inicial do torneio.
LEIA TAMBÉM- Conheça a Rede de Supermercados Pague Menos
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
Neste ano, o campeonato organizado pela Associação de Atletas de Hortolândia, com o apoio da Prefeitura, terá algumas novidades para os torcedores na fórmula de disputa. São 24 equipes na primeira divisão e outras 24 na segunda divisão, divididas em três grupos com oito equipes (ver grupos abaixo). De acordo com a Associação de Atletas, a nova fórmula oferece mais chances de classificação à próxima fase para todas as equipes. Na primeira fase, os times jogam entre si dentro de seus próprios grupos. As cinco melhores equipes de cada grupo, além do sexto melhor colocado na classificação geral, avançam para a fase oitavas-de-final.
Na fase final, os confrontos serão decididos por meio de um sorteio, no estilo Liga dos Campeões da Europa. Todos os jogos serão “mata-mata”, ida e volta, com a equipe de melhor campanha podendo decidir a classificação dentro de seus domínios até a grande final. Na primeira divisão, as equipes com as três piores campanhas serão rebaixadas e jogam a segunda divisão em 2023. Já as três melhores campanhas da segunda divisão conquistam o acesso para disputar a primeira divisão no próximo ano.
“Esta parceria com a Associação de Atletas vai ser importante para o andamento de mais uma edição do Campeonato Amador de Futebol. A Prefeitura dará todo o suporte possível com os palcos e com a arbitragem, que será realizada por meio de empresas. Estamos na torcida para que a festa do futebol amador de Hortolândia seja um sucesso”, comentou o secretário de Esportes da Prefeitura Gléguer Zorzin, na festa de lançamento da competição realizada dia 12 de maio, no Hotel Druds. A cerimônia teve a presença de grandes nomes do futebol, como os meio-campistas Fumagalli (ex-Guarani) e Cleiton Xavier (ex-Palmeiras), além de outros convidados.
Futebol interativo com apoio de aplicativo
Nesta ano, a novidade também fica por conta da interatividade com os torcedores. Para acompanhar os resultados, classificação e tudo o que gira em torno da competição, nas duas divisões, basta baixar o aplicativo da Associação de Atletas de Hortolândia pelo Play Store do smartphone IoS ou Android.
Confira as equipes da Primeira Divisão
Grupo A: Vila Real, Moleque Travesso, Real Piauí, Santa Clara, Estrela Vermelha, Mildes Pankadão, Unidos São Sebastião e Botafogo.
Grupo B: Amanda F.C, União do Norte, Divino Futebol e Amizade, Canarinho, Internacional, Redmidos, Real Fênix e Família São Sebastião
Grupo C: Família RM, Padoka, Clube Atlético Hortolândia, Geração 2000, Pankadão, Barcelona, Sumarezinho, Boa Esperança.
Jogos da primeira rodada:
Sábado (21/05) – Campo do Rosolém
16h – Vila Real x Botafogo
18h – Pankadão x Padoka
Domingo (22/05) – Campo do Rosolém
8h15 – Moleque Travesso x Unidos São Sebastião
10h15 – Canarinho x União do Norte
Campo do Remanso
8h15 – Real Piauí x Mildes Pankadão
10h15 – Redmidos x Real Fênix
Campo do Adelaide
8h15 – Amanda x Divino
10h15 – Clube Atlético Hortolândia x Barcelona
Campo da Confibra
8h15 – Boa Esperança x Geração 2000
10h15 – Santa Clara x Estrela Vermelha
Campo do CAIC
8h15 – Família RM X Sumarezinho
10h15 – Família São Sebastião x Internacional
Confira as equipes da Segunda Divisão:
Grupo A: Flamengo, Ajax, Cruzeiro, Associação Amigos Camarões, Juventus, São José, Frenético e Unidos Boa Vista
Grupo B: Atlético Ongaro, Guerrilha, Barça Black, Boa Esporte, União, Real Madruga, Só Danone e Unidos do Ongaro
Grupo C: Santa Esmeralda, Vila São Pedro, Amigos, Jafene, Real São Bento, Argentinos Juniors, Peron e Taquara Branca
Jogos da primeira rodada:
Sexta-Feira (21/05) – Campo do Rosolém
20h – Famengo x Ajax
Sábado (21/05) – Campo do Rosolém
13h15 – Unidos Boa Vista x Camarões
15h15 – Real São Bento x Peron
Campo do Remanso
13h15 – Boa Esporte x Real Madruga
15h15 – Frenético x Juventus
Campo do Adelaide
13h15 – São José x Cruzeiro
15h15 – Amigos x A Definir
Campo da Confibra
13h15 – Santa Esmeralda x Argentinos Juniors
15h15 – Guerrilha x Unidos do Ongaro
Campo do CAIC
13h15 – Jafene X Taquara Branca
15h15 – Barça Black x União
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Sarau “Parada Poética” terá clima de “arraiá” com o músico convidado Enok Virgulino


Evento da Prefeitura de Hortolândia será nesta segunda-feira (04/07), às 19h, no Centro de Memória
O clima de “arraiá” vai dominar o sarau “Parada Poética” que a Prefeitura de Hortolândia promove, nesta segunda-feira (04/07). O convidado da vez será o músico Enok Virgulino (foto). O evento será, às 19h, no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O evento é realizado pela Prefeitura sempre na primeira segunda-feira de cada mês.
LEIA TAMBÉM- Conheça a Rede de Supermercados Pague Menos
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
O artista ficou famoso com seu acordeon à frente do Trio Virgulino, do qual fez parte durante 38 anos. O grupo, formado na cidade de Parnamirim, no interior do Pernambuco, despontou no cenário musical nos anos 1980 com seu forró tradicional.
Na década seguinte, o trio ampliou seu sucesso, conquistando um público mais jovem, graças ao movimento do forró universitário. Nessa época, o trio chegou a fazer shows em outros países como França, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Suíça. Ao longo de sua carreira, o grupo se apresentou e gravou com artistas renomados, como Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Caetano Veloso, Zélia Duncan, Osvaldinho do Acordeon, Tato (líder do grupo Falamansa) e Zeca Baleiro.
Em 2018, Enok decidiu seguir carreira solo com o lançamento do primeiro álbum, “Forró bom é aqui!”. Neste ano, o músico lança o segundo disco solo, intitulado “Enok Virgulino convida”, que conta com participações de Gilberto Gil, Chico Cear, entre outros artistas.
“A Parada Poética deste mês está incrível, porque exalta a cultura das festas populares nordestinas. E o povo dessa região faz parte da matriz cultural de Hortolândia. O sarau desta segunda-feira será uma festa linda, com uma temática toda especial”, destaca o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno.
Declamar poesias
Além de conferir a participação de Enok Virgulino, o público poderá soltar a voz para declamar poesias ou textos literários de autoria própria ou de autores conhecidos no sarau.
Para participar, é só comparecer no dia do evento. A curadoria é do músico, escritor e mestre de cerimônia Renan Inquérito, criador do sarau. O evento terá ainda as intervenções musicais do DJ Viny e seus toca-discos. O sarau tem classificação indicativa para pessoas com idade a partir de 16 anos. Além disso, o evento terá área de alimentação.
Novidades tecnológicas e exposição
Entre uma declamação poética e outra, o público poderá ainda conhecer o Centro de Memória. O espaço ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda parte importante da história do município, com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos.
O Centro de Memória ainda oferece duas novidades tecnológicas para o público. A primeira é a câmera de monitoramento de trens que passam na via férrea ao lado do local. A câmera, do modelo 360º, funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil.
O equipamento foi inaugurado no evento “Café Com Viola”, realizado, em maio, pela Prefeitura em comemoração ao 31º aniversário de emancipação política de Hortolândia.
O fornecimento e a instalação do equipamento foram feitos pelo grupo Railcam Brasil, que reúne admiradores e fãs de trens e ferrovias do Brasil e de outros países. Hortolândia é o segundo município a receber a câmera. A iniciativa conta com o apoio da empresa Rumo e da Prefeitura. Além da câmera, o grupo disponibilizou o Wi-Fi gratuito no Centro de Memória, cujo uso é gratuito somente para visitantes, mediante uso de senha, fornecida pelo espaço.
Outro atrativo do Centro de Memória é a exposição “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem ao Mestre Chiquinho, um dos moradores mais ilustres da cidade.
A exposição, inaugurada em dezembro de 2021, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado.
Parada Poética
O sarau foi criado pelo poeta e rapper Renan Inquérito, em 2013, e desde então já se tornou um evento de referência na região. O poeta já é conhecido em Hortolândia. Em 2019 e 2020, em parceria com a Prefeitura, Renan realizou o sarau “Aqui Trem Poesia”. Já em 2021, em virtude da pandemia, o evento teve edições on-line ao vivo.
A primeira edição do sarau aconteceu em março deste ano, com a participação de Fernando Anitelli, líder do grupo Teatro Mágico. As demais edições já tiveram os rappers Gog e Fabio Brazza, a cantora Ellen Oléria e o poeta Sergio Vaz, e o rapper RAPadura Xique-Chico.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
Hortolândia recebe neste sábado 2º Encontro Regional de Mulheres Negras


“Quem tem medo do protagonismo das mulheres negras?” é o tema da atividade que será realizada no plenário da Câmara de Vereadores
O CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres), em conjunto com a Comissão Estadual de Mulheres Negras “Eliza Gabriel”, realiza neste sábado (02/07), a partir das 8h30, na Câmara Municipal de Vereadores, o 2º Encontro Regional de Mulheres Negras, com o tema “Quem tem medo do protagonismo das mulheres negras?”. A atividade conta com apoio da Prefeitura de Hortolândia.
LEIA TAMBÉM- Conheça a Rede de Supermercados Pague Menos
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
De acordo com a presidente do CMDM de Hortolândia, Lenita Sostena de Souza, o encontro contará com cinco mulheres palestrantes, entre elas a chef internacional e participante do programa “Mestres do Sabor”, da Rede Globo, Aline Guedes. A atividade contará ainda com a participação da pedagoga e diretora do Instituto Federal do Estado de São Paulo, campus Hortolândia, Caroline Jango, da advogada Roseli Santos, da fotógrafa Vivian Tito e da jornalista Madalena Santos. “Será um encontro muito importante na história de Hortolândia, onde poderemos acompanhar de perto a trajetória de vida de mulheres fantásticas e que fazem a diferença em nossa sociedade. O encontro contará ainda com a apresentação de um grupo de canto africano e do nosso amigo Jura do Pote. Lembramos que a atividade tem entrada franca e contamos com a participação da nossa comunidade hortolandense”, finalizou Lenita.
A Câmara Municipal de Hortolândia fica localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250 – Parque Gabriel, Hortolândia.
Com informações Prefeitura de Hortolândia
Cidade
CRAM recebe reforma e atendimento é transferido


A partir de segunda-feira (04/07) o atendimento às mulheres vítimas de violência passa a ser realizado no prédio do CCMI Remanso Campineiro
O CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos”, de Hortolândia, inicia na próxima segunda-feira (04/07) obras de reforma e ampliação. Por conta da revitalização do espaço, o atendimento presencial passa a ser realizado no CCMI (Centro de Referência da Melhor Idade) do Loteamento Remanso Campineiro – Rua Euclides Pires de Assis, 200.
LEIA TAMBÉM- Conheça a Rede de Supermercados Pague Menos
- Hortolândia imuniza mais de 44.000 pessoas contra a gripe
- Hortolândia faz Dia D da vacinação contra Covid-19 neste sábado
De acordo com a assistente social e coordenadora do CRAM, Josefa Teixeira, os atendimentos no CCMI acontecerão das 8h às 17h e pelo telefone (19) 3819-6298. “A nossa transferência de local não prejudicará em nada o atendimento às mulheres. Inclusive, contamos com o telefone e WhatsApp de plantão, que pode ser acessado pelo número (19) 97171-5655”, explicou Josefa.
A reforma e ampliação garantirão um novo conceito de atendimento no CRAM de Hortolândia. Dos atuais 248,65 m2 de construção, o espaço passará a ter 322,88 de área, um acréscimo de 30%. “Com a ampliação, o CRAM ganhará uma brinquedoteca, berçário, sala para a equipe técnica, sala de monitoramento e uma sala multiuso. Sem dúvida teremos um local muito mais acolhedor para atender a mulher e seus filhos que passam por uma situação de violência doméstica”, comentou a coordenadora.
O prédio do CRAM ganhará ainda um novo telhado, novo piso, reforma do sistema elétrico, hidráulico e uma nova pintura. Para isso foram destinados recursos na ordem de R$ 1 milhão, por meio de emenda parlamentar da então deputada federal Ana Perugini.
O espaço, vinculado ao Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, foi criado em 2017. Após a reforma e ampliação, o centro funcionará no molde da Casa da Mulher Brasileira do Governo Federal.
Todos os meses, em média, 50 mulheres, moradoras de Hortolândia, vítimas de violência doméstica, buscam o órgão da Prefeitura por ajuda. Além do atendimento presencial, vítimas de violência podem também buscar informações e apoio pelo Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher).
Com informações Prefeitura de Hortolândia
-
DestaqueAtualizado há 1 dia
Multinacional está com oportunidades para Operador(a) de Produção
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Mulher é sequestrada e tem carro, celular e cartões roubados em Hortolândia; vídeo mostra abordagem
-
CidadeAtualizado há 2 dias
Oficina gratuita da Prefeitura de Hortolândia ensina receitas julinas à comunidade
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Carro batido na Vila Oliveira só foi removido do local 50 dias após acidente
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Polícia Civil prende homens de Hortolândia e Mogi Guaçu suspeitos de compartilhar pornografia infantil na internet
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Grupo de pagode ‘Menos é Mais’ se apresenta pela primeira vez em Sumaré nesta sexta
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Geração de empregos tem aumento de 104% em maio na região
-
NotíciasAtualizado há 1 dia
Hortolândia está com 88 vagas de emprego, das quais 70 são para PCDs