Connect with us

Cidade

5º episódio de podcast criado a partir de memórias de idosos do Jd. Rosolém aborda os temas seguridade social e direitos humanos

Artigo

em

Podcast é resultado de projeto feito por extensionistas da PUC Campinas em parceria com a Prefeitura

O grande desafio para o país é oferecer justiça social para os cidadãos. Em linhas gerais, o conceito de justiça social se refere à igualdade de oportunidades, participação e liberdade para as pessoas. Dois itens fundamentais dentro desse conceito são seguridade social e direitos humanos. Os dois itens são os temas do 5º episódio do podcast “Sísifo e o cuidado”. O episódio já está disponível nas plataformas digitais Spotify (CLIQUE AQUI) e Anchor (CLIQUE AQUI).

LEIA TAMBÉM

O podcast, que resgata as memórias de idosas e idosos moradores da região do Jardim Rosolém, em Hortolândia, é resultado do Projeto de Extensão “ARTiculadas”, responsável por transformar pesquisa em produto técnico-cultural. O projeto é desenvolvido por extensionistas da PUC Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Novo Ângulo, órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

O 5º episódio está dividido em três partes. Na primeira, a Prof.ª Dr.ª Stela Cristina de Godoi, que está à frente do projeto, fará uma introdução sobre os temas. Na segunda parte, serão apresentados depoimentos de três idosas participantes do projeto que relatam experiências positivas e dificuldades relacionadas aos dois temas que elas vivenciaram. Por fim, na terceira parte haverá um bate-papo com a Prof.ª Dr.ª Stela Cristina de Godoi e os convidados Jesus José Ribeiro da Costa, gerente da Proteção Social Básica da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Hortolândia (CMASH), e com a professora Camilla Marcondes Massaro, cientista social e coordenadora do Projeto Vínculos da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC Campinas.

Sobre o projeto:

Após contatos travados ainda em 2019, os relatos de vida foram coletados em plena pandemia do Coronavírus, no segundo semestre de 2020, depois que os pesquisadores começaram a acompanhar as atividades socioeducativas realizadas de maneira remota com os grupos de idosos vinculados ao CCS (Centro de Convivência Social) do Jardim Rosolém. O contato foi fundamental para que fosse identificado o perfil sociocultural do grupo.

“Tratava-se de um grupo majoritariamente formado por mulheres acima de 60 anos, migrantes estabelecidas na região desde a emancipação de Hortolândia e que haviam tido uma trajetória de vida marcada pelo trabalho do cuidado: o cuidado direto e indireto das pessoas da família e as ações voluntárias de cuidado do outro no âmbito das pastorais católicas, organizações da sociedade civil e comunidades do bairro. Em 2021, passamos a realizar a coleta dessas memórias do cuidado, por meio da aplicação da metodologia da História Oral, com vistas a produção de materiais socioeducativos que promovessem a sensibilização da sociedade para a importância do trabalho cuidado para a reprodução social, valorizando, ao mesmo tempo, as histórias de vida das mulheres idosas do CCS do Jardim Rosolém de Hortolândia e fortalecendo o Grupo da Melhor Idade do qual fazem parte. O resultado principal dessa ação tem sido o retorno positivo da própria população ouvida pela equipe de alunos voluntários de extensão, sobre o sentimento de valorização que o contato com o projeto tem trazido. Consideramos que esses relatos de alegria e satisfação de contar sua história de vida são importantes indicadores de que a valorização da pessoa idosa e de sua contribuição para a reprodução social de sua família e comunidade, são mecanismos sociais fundamentais para a garantia dos direitos humanos e sociais da pessoa idosa”, ressalta a Prof.ª Dr.ª Stela Cristina de Godoi, da Faculdade de Ciências Sociais e também extensionista da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC Campinas, que está à frente do projeto.

Sobre o mito de Sísifo:

Na mitologia grega, Sísifo era um homem que ousou desafiar os deuses. Capturado, sofreu punição severa. Para toda eternidade, teria de empurrar uma pesada pedra da base até o topo de uma montanha; a pedra rolaria para baixo e ele teria que começar tudo novamente, a cada dia. Para o filósofo Albert Camus, que trouxe às gerações atuais importantes reflexões sobre este mito, ele enfoca um ser que, mesmo condenado a uma tarefa sem sentido, vive a vida ao máximo, lutando contra a morte. Mesmo reconhecendo a falta de sentido no que faz, Sísifo continua executando sua tarefa diária.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Cidade

Alunos da Escola de Música participam de audições individuais, neste domingo (05/12)

Artigo

em

Por

As avaliçaões serão feitas no próprio centro com o alunos dos cursos de clarineta, trompete e percussão

Com o avanço da vacinação contra a COVID-19, o CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), órgão da Prefeitura, tem retomado as atividades presenciais. Neste domingo (05/12), o centro inicia as audições individuais e coletivas. A programação começa às 8h30 com os estudantes do curso de clarineta. Depois, às 10h, será a vez dos alunos do curso de trompete. Já no período da tarde, às 13h, serão realizadas as audições com os alunos do curso de percussão. O centro salienta que as audições seguirão os protocolos sanitários que incluem o uso obrigatório de máscara, distanciamento e disponibilização de álcool em gel para higienização. Os familiares dos alunos poderão acompanhar as audições. O CEMMH está localizado na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida.  

LEIA TAMBÉM

De acordo com o coordenador, o maestro Marcio Beltrami, as audições contarão com a participação de cerca de 40 alunos. As audições são uma importante atividade para avaliar o aprendizado e o desenvolvimento técnico dos estudantes. O maestro ainda salienta que as audições serão realizadas com os alunos que sentem seguros na retomada das atividades presenciais. Os estudantes que, porventura ainda não se sentirem à vontade em voltar às atividades presenciais, serão avaliados posteriormente. 

A programação das audições individuais prossegue nos dias 11/12 com os alunos dos cursos de percussão e musicalização infantil, e 12/12 com os estudantes dos cursos de saxofone, flauta e fagote, trombone, euphonium e tuba, trompete e trompa. Os alunos com melhor avaliação participarão da audição coletiva, que será realizada no dia 14/12.

OBS.: Foto tirada antes da pandemia do Coronavírus

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Interessados em iniciar 2022 praticando esporte gratuitamente podem se inscrever em projeto da Prefeitura

Artigo

em

Por

“Escolinhas Esportivas” de Hortolândia disponibilizam vagas em diversas modalidades 

A Prefeitura de Hortolândia faz a última chamada deste ano para quem quer praticar esporte gratuitamente. Com a retomada gradual e consciente das atividades esportivas na cidade, há diversas vagas a serem preenchidas em diferentes tipos de modalidades pelo projeto Escolinhas Esportivas da Administração Municipal. Restam pouco menos de duas semanas para o início do recesso das atividades para a comemoração das festas de final de ano. Mas os interessados ainda podem escolher o esporte preferido para começar o ano que vem com o corpo em ação. Pessoas de todas as idades podem se inscrever nas modalidades e locais que preferirem, gratuitamente, para a prática esportiva desejada.

LEIA TAMBÉM

“As aulas das Escolinhas Esportivas entram no recesso neste final de ano, em aproximadamente duas semanas. Por isso, ao se inscrever agora, o munícipe garante o direito de praticar a modalidade após a retomada das atividades em 2022. Portanto, quem pensa em iniciar agora ou no próximo ano os treinamentos esportivos, já pode garantir a matrícula. As atividades retomaram de maneira gradual e consciente, após o período de inatividade por conta da pandemia do Coronavírus e ainda há diversas vagas. Tudo é de maneira gratuita e temos o objetivo de ver a população cada vez mais saudável. Esporte é vida”, explica o secretário de Esportes da Administração Municipal, Wilson Amaral.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 39651400, no ramal 7410, da Secretaria de Esportes da Prefeitura ou diretamente nos telefones dos principais locais (abaixo). O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

Centro Poliesportivo “Nelson Cancian”

Telefone: (19) 3865-5577

Endereço: Rua João Barreto da Silva, 505, Jardim Nova Hortolândia.  

Centro de Lutas “Eliel Gomes”

Endereço: Rua Brigadeiro Faria Lima, 400, Vila Real.

Telefone: (19) 3897-2070 

 

Estação Cidadania de Esportes 

Endereço: Entre as ruas João Guimarães Rosa e Fernando Sabino, próximo ao Supermercado Good Bom do Jardim Amanda. Basta ir ao local.

Ginásio Poliesportivo Victor Savalla

Endereço: Rua Aguinaldo Gomes Cardoso, nº 500, Jardim Nossa Senhora de Fátima, nas dependências do Parque Socioambiental Dorothy Stang.

Telefone: (19) 3965-5951

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo

Cidade

Dia de Luta da Pessoa com Deficiência é marcado com dança e caminhada na lagoa do Santa Clara

Artigo

em

Por

Em busca da igualdade de oportunidades, atividade organizada pela Prefeitura de Hortolândia reuniu cerca de 150 pessoas

A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento Municipal de Direitos Humanos, celebrou nesta sexta-feira (03/12) o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência. A atividade, realizada no Observatório Parque Escola, o antigo CREAPE do Jardim Santa Clara do Lago, reuniu cerca de 150 pessoas, entre deficientes, parentes, amigos e profissionais da educação.

LEIA TAMBÉM

O diretor do Departamento Municipal de Direitos Humanos, Fabiano Cavalcante, destacou a realização do evento e disse que o Dia de Luta tem a proposta de chamar as pessoas para a reflexão e necessidade de se realizar a inclusão social de pessoas com deficiência. “É importante promover essas atividades que garantam esse contato saudável e para que possamos transmitir essa mensagem de que todos nós somos iguais e que é fundamental lutar por uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou Fabiano.

A chefe de setor de políticas públicas para deficientes, Cristiane Rocha, parabenizou a participação de todos no ato e disse que o seu sentimento era de gratidão por estar a frente de um projeto que trabalha diretamente na elaboração de políticas públicas para melhorar a vida dos deficientes. “Como as aves as pessoas são diferentes em seus vôos, mas iguais no direito de voar. Hoje a pessoa com deficiência pode e deve fazer o que tiver vontade, basta a sociedade ajudar para que essas pessoas saiam de suas casas e sejam incluídas. Por isso, hoje, meu sentimento é de pura gratidão. Aqui consigo fazer o que amo, que é trabalhar com essas pessoas tão especiais e ajudar a fazer a diferença na vida delas”, afirmou Cristiane.
Durante a atividade, foi realizada palestra com a psicóloga Cynthia Jardim, sobre saúde e bem estar. Cynthia, que é cadeirante, contou brevemente a sua trajetória de vida e deixou uma mensagem de esperança em nome da igualdade de condições.

Logo em seguida houve apresentação do Quarteto da Inclusão do “Projeto Mais Dança”, da professora Liliane Mello, caminhada em torno da lagoa e o evento foi finalizado com apresentação de boxe adaptado e ginástica rítmica.

Com informações Prefeitura de Hortolândia

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destaque

DestaqueAtualizado há 2 dias

Atacadista investe R$ 25 milhões e cria 130 empregos em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia anunciou nesta sexta-feira (3) que a partir da próxima segunda-feira (6), a rede Spani Atacadista começará...

DestaqueAtualizado há 3 dias

Garota Descolada seleciona funcionários para trabalho em Hortolândia

  O segredo de um grande sucesso esta no trabalho de uma grande equipe. LEIA TAMBÉM Hortolândia promove concurso de...

CidadeAtualizado há 4 dias

Deputados aprovam criação de cartórios em Hortolândia

Representantes da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovaram três projetos de lei que instituem o cartório de Hortolândia na...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Estado de SP mantém obrigatoriedade do uso da máscara

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, decidiu nesta quinta-feira (2) manter a exigência do estado de uso...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Prefeitura de Indaiatuba abre Concurso Público para preencher 162 vagas em 75 cargos

A Prefeitura de Indaiatuba publica na Imprensa Oficial do Município desta quarta-feira (01) o edital 01/2021 com a abertura do...

DestaqueAtualizado há 4 dias

Atenção: Segunda dose da vacina Janssen em Hortolândia

A Secretaria de Saúde de Hortolândia foi informada oficialmente na última segunda-feira (29), pelo Governo do Estado de São Paulo,...

DestaqueAtualizado há 6 dias

Leci Brandão, OhPreto e Samprazer realizam show em Sumaré

Para celebrar o Dia Nacional do Samba, no próximo domingo (05), grandes nomes do samba estarão em Sumaré, cidade do...

DestaqueAtualizado há 6 dias

SÓ HOJE: Subway do Jardim Amanda vai dar segundo lanche de graça

A Subway do Jardim Amanda, realiza somente nesta terça-feira, 30 de novembro, na compra de um Sub de Frango Defumado...

CidadeAtualizado há 6 dias

EMTU acrescenta sete viagens em linha de ônibus que liga Hortolândia

A EMTU (Empresa Paulista de Transportes Metropolitanos) confirmou que a partir desta terça-feira (30), o número de ônibus e viagens...

DestaqueAtualizado há 6 dias

Embalixo seleciona funcionários para trabalho de Auxiliar de Produção em Hortolândia

A EMBALIXO é líder nacional na categoria de sacos para lixo. Sempre buscando alternativas que visem a melhoria, seja do...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS