O ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica participará na próxima semana, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de um debate sobre o “sentido da política transformadora no mundo hoje”. O diálogo faz parte do Festival PT, que ocorrerá no Rio de Janeiro, e marca os 40 anos de fundação do partido.

Ícone da esquerda, Mujica presidiu o Uruguai entre 2010 e 2015. Após deixar a presidência, foi senador de março de 2015 até agosto de 2018.

LEIA TAMBÉM

Nas últimas eleições, Daniel Martínez Villamil, candidato apoiado por Mujica e por Tabaré Vasquez, que presidia o país sulamericano foi vencido Lacalle Pou, político de centro-direita, pertencente ao Partido Nacional. A vitória de Lacalle Pou encerrou um ciclo de 15 anos de governos de centro-esquerda no país.

O debate deverá girar em torno da discussão sobre os rumos da esquerda em meio à chamada “onda conservadora”, que levou políticos como Jair Bolsonaro e Donald Trump ao poder em seus países.

Atração
Na programação, também está previsto um debate com quatro presidentes e lideranças de partidos de esquerda. O PT convidou representantes de mais quatro partidos do campo de esquerda.

A mesa intitulada “a unidade progressista contra o neoliberalismo e a extrema direita” contará com a presença da presidente do PT, Gleisi Hoffmann; do PSB, Carlos Siqueira e do PDT, Carlos Lupi. O PT tenta atrair as siglas para uma frente ampla de esquerda contra o presidente Jair Bolsonaro.

Além dos presidentes das legendas, essa mesa contará com o deputado federal Marcelo Freixo, (PSol), que disputará a Prefeitura do Rio de Janeiro, com apoio petista, e de Manuela D’Ávila (PCdoB), que também concorrerá à Prefeitura de Porto Alegre, em aliança com o PT.

Confira a programação do Festival PT:

7 de fevereiro (sexta-feira):

18h – Abertura de Feira PT 40 anos

18h – Abertura da Mostra de Cinema PT 40 anos

19h – Abertura oficial do Festival PT 40 anos com ato – show

8 de fevereiro (sábado):

10h – Abertura da Feira das Yabás.

10h – Bate-papo: “Reconexão Periferias”.

11h – Debate: “A democracia ameaçada: violência, discriminação, censura” com Fernando Haddad e convidados

14h – Debate: “A unidade dos progressistas contra o neoliberalismo e a extrema-direita” com Gleisi Hoffmann, Carlos Lupi, Carlos Siqueira, Manuela D’Ávila e Marcelo Freixo.

16h – Bate-papo: “A América Latina e o mundo: a luta por uma nova ordem internacional” com Celso Amorim e Jorge Taiana.

18h – Diálogo entre Lula e Mujica: “O sentido da política transformadora no mundo de hoje”.

19h45 – Prêmio do Concurso Memória dos 40 anos do PT

20h – Festa PT 40 anos com Marquinhos de Osvaldo Cruz, Marcelo Jeneci, “Preta leveza” com Bia Ferreira e Doralyce, Baile da Massa Real, Heavy Baile e Minha Luz é de LED.

9 de fevereiro (domingo):

13:13 – Bloco Vai dar PT: concentração na Praça Mauá

Fonte: Agência PT

Fonte: Metropoles

Leia também

Multinacional argentina ARCOR está com oportunidades para 13 cargos diferentes

Com mais de 39 anos de história compartilhando momentos mágicos em todo o território brasi…