O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu estreia nesta terça-feira (03/12/2019) uma coluna semanal no Metrópoles. Com mais de cinco décadas dedicadas à política, o ex-dirigente do PT exerce expressiva influência na esquerda brasileira e, particularmente, entre os militantes do partido.

A presença de Dirceu no Metrópoles contribui para a pluralidade de opiniões sobre as grandes questões nacionais. Em tempos de polarização, representa o flanco esquerdo do espectro político do país.

Dirceu volta ao debate público depois deixar a cadeia onde cumpria pena em decorrência de denúncias da Operação Lava Jato. Beneficiado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou prisões de condenados em segunda instância, desfruta de plenos direitos de cidadão.

O líder petista iniciou a vida política no movimento estudantil paulista na década de 1960. Preso e exilado pela ditadura, regressou ao Brasil e viveu na clandestinidade até a promulgação da Lei da Anistia, em 1979.

Depois da redemocratização, Dirceu exerceu mandatos de deputado estadual e federal antes de assumir a Casa Civil no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2005, perdeu o cargo por envolvimento no escândalo do mensalão.

Nas páginas do Metrópoles, o ex-ministro vai tratar de assuntos atuais e relevantes no cenário político nacional. Para os leitores, será a oportunidade de conhecer com mais profundidade o pensamento de um dos nomes mais simbólicos para a esquerda – e mais criticados pelos adversários.

Fonte: Metrópoles

Leia também

Confidential divulga oportunidade(s) para Gerente de Unidade de Americana

Requisitos: – Fluência na língua inglesa e experiência em sala de aula – Exper…