A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta quarta-feira (12/02/2020), medidas de fomento à construção civil. A principal medida é a redução de 27,78% nos juros de operações de crédito imobiliário indexadas à taxa referencial (TR) para empresas que já são clientes do banco.

O pacote engloba também o lançamento dos indexadores Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e Certificado de Depósito Interbancário (CDI) para os produtos “Apoio à Produção”, conhecido como “imóvel na planta”, e “Plano Empresa da Construção Civil”, destinados a empresas que produzem imóveis.

As novas condições de juros, voltadas a pessoas jurídicas, passam a valer na próxima segunda-feira (17/02/2020). Para definir as taxas, a Caixa vai se basear no perfil e no relacionamento da empresa – para as que já têm conta no banco, a taxa referencial será de 6,5% ao ano; para os demais, de 11,75% anuais. Anteriormente, os índices eram de 9,25% e 13,25%, respectivamente.

Serão quatro modalidades. Além da TR, que começa em 6,5%; a Caixa oferecerá a do CDI + Cupom + 1,48% a.a.; IPCA + 3,79% a.a; e 119% do CDI. No caso de empresas sem relacionamento, serão IPCA + 7,8% a.a.; CDI + Cupom + 5,4%; e 194% do CDI.

Na modalidade “Apoio à Produção”, as empresas podem financiar o custo total do empreendimento e os clientes pessoa física podem adquirir suas unidades desde o início da obra. Na “Plano Empresa de Construção Civil”, o financiamento é permitido a clientes pessoa física a partir da execução de 80% do empreendimento.

A ideia é que as empresas tenham mais opções de linhas de crédito, com taxas mais atrativas. “As consequências dessas medidas serão a retomada dos lançamentos de empreendimentos, a geração de emprego, renda e acesso a moradia”, destacou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

“Durante o ano passado a gente tinha reduzido sensivelmente para pessoas físicas, mas ainda não para empresas. Quando a gente reduz e oferece todas as linhas de crédito, você gera uma demanda muito maior”, declarou.

“São demandas das empresas que agora estamos colocando em prática e mudando algo histórico no país”, complementou o vice-presidente de Habitação do banco, Jair Mahl.

Fonte: Metropoles

Leia também

EMS divulga oportunidade(s) para Supervisor Garantia Qualidade – v2058166

Requisitos: Formação completa em Farmácia / Preferencialmente com Pós Graduação Experiênci…