Cidade
Organizações da Sociedade Civil em Hortolândia recebem formação em primeiros socorros
Data do evento: Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Publicado em: Governo
Avaliação do item: (0 votos)
Tags: CMCDA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Primeiros Socorros, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), OSC
📢 Fique sempre informado! 📰👀👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Hortolândia e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
Iniciativa Parte de Atividades do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente
Em uma iniciativa organizada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) de Hortolândia, uma formação sobre proteção à criança e adolescente foi lançada. A palestra inaugural desta formação, ministrada pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), teve como foco os primeiros socorros em atendimento emergencial ao público infantil. Cerca de 70 pessoas, incluindo conselheiros e membros das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que trabalham com crianças na cidade, participaram da palestra.
Primeira Palestra da Formação
O tema da primeira palestra foi sugerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Hortolândia, baseado na Lei Federal nº 13.722, de outubro de 2018, conhecida como “Lei Lucas”. Essa legislação torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
Durante o treinamento, que durou aproximadamente 4 horas, os participantes aprenderam sobre os diferentes níveis de gravidade de uma emergência e como acionar corretamente o SAMU. Além disso, foram ensinadas diversas manobras de primeiros socorros.
Objetivo do Treinamento
A capacitação também teve como objetivo simular situações de atendimento emergencial em que não é possível aguardar a chegada de equipe especializada. Segundo Renato Lopes Machado, coordenador do SAMU de Hortolândia, o objetivo é ensinar essas técnicas para serem usadas em qualquer situação.
> “Embora o treinamento seja voltado a profissionais que atuam com crianças, nosso objetivo é ensinar essas técnicas não apenas para serem usadas no ambiente de trabalho, mas na vida em sociedade como um todo. Para chegar ao local de ocorrência, o SAMU leva, no mínimo, 10 minutos. Portanto, esse tipo de treinamento busca capacitar as pessoas para que lidem com situações de emergência, e, assim, tentar minimizar dores, sequelas e recuperar uma vida,” declara Renato Lopes.
Conteúdo da Formação
O conteúdo teórico da formação abordou situações emergenciais que possam afetar a integridade corporal das crianças, como engasgos, paradas respiratórias, afogamentos, sangramento nasal, febre, convulsões, queimaduras, quedas, fraturas, picadas de animais peçonhentos, intoxicação por produtos químicos, enforcamento acidental e introdução de corpos estranhos nos olhos, ouvidos e nariz.
Na parte prática, os participantes puderam simular manobras de desengasgamento, de ressuscitação cardiopulmonar e como lidar em situações de desmaio.
Entidades Participantes
Entre as entidades que participaram da formação estão o CADEFI (Centro de Apoio ao Deficiente Físico), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Casa Betânia da Paz, Núcleo Vinde a Mim, ONG Esperançar, entre outras.
Continuidade da Formação
A formação continuará com palestras sobre Bullying e Lei da Escuta Protegida. Para Ana Denadai, psicóloga e conselheira representante da Secretaria de Saúde do CMDCA de Hortolândia, a formação envolve medidas de proteção à criança e ao adolescente.
> “A Formação trará informações e práticas advindas das legislações. São informações fundamentais para quem atende crianças e adolescentes. Os conselheiros do CMDCA e profissionais das OSCs estarão mais capacitados para a defesa dos direitos dessas crianças e adolescentes, afinal ‘toda criança é nossa criança’ no sentido da proteção integral,” comenta.
Próximos Eventos
Formação para Proteção à Criança e Adolescente
25/04 e 09/05/2024: Lei do Bullying
23/05: Lei da Escuta Protegida
Público-alvo: Conselheiros do CMDCA e membros das OSCs
Local: Câmara Municipal de Hortolândia
Horário: 8h às 12h
Notícias Relacionadas
– Novos GMs de Hortolândia recebem capacitação sobre primeiros socorros
– SAMU de Hortolândia ministra capacitação sobre atendimento a paciente crítico
– Hortolândia reforça importância de imunizar crianças contra COVID-19
– Hortolândia prossegue com obra de reforma do prédio do SAMU
Contato
Telefone: (19) 3965-1400
Endereço: Rua José Cláudio Alves dos Santos, 585 Remanso Campineiro
CEP: 13184-472
Município de Hortolândia – CNPJ: 67.995.027/0001-32 Todos os direitos reservados.
Para informações adicionais, acesse o site