Cidade
Formação em Leitura e Escrita para Profissionais de Educação Infantil de Hortolândia
Uma iniciativa integrada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Hortolândia é uma cidade que se preocupa com a formação de seus profissionais de educação. Recentemente, cerca de 240 profissionais que atuam na área da Educação Infantil no município participaram de um webinário de abertura da formação ‘Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)’.
Esta formação é uma iniciativa que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do Governo Federal e tem como objetivo beneficiar aproximadamente 11 mil crianças que estudam na rede municipal.
📢 Fique sempre informado! 📰👀👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Hortolândia e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
> ‘O trabalho educativo é um trabalho de abrir portas, abrir janelas”, reflete uma professora durante a formação.
A Formação
A formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) tem como objetivo principal preparar profissionais para o desenvolvimento do trabalho com a linguagem oral e escrita em creches e pré-escolas.
Este programa é uma ação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) do Ministério da Educação do Brasil.
Os profissionais foram recepcionados pelo ator Odilon Esteves e receberam palavras de boas-vindas das representantes da UFMG e da UFJF. Nesta mesa redonda, todas puderam trocar experiências e insights sobre a LEEI.
Na palestra principal, a Profa Emérita da PUC-Rio, Sônia Kramer, refletiu sobre o que considera os três elementos fundamentais no trabalho com a criança: o ‘conhecer’, o ‘sentir’ e o ‘agir’.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O CNCA foi estabelecido pelo Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023, da Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República do Brasil.
Este compromisso tem como meta garantir que todas as crianças do país sejam alfabetizadas até o término do 2° ano do Ensino Fundamental. Além disso, a ação visa recuperar as aprendizagens impactadas pela pandemia, contemplando 100% das crianças matriculadas nos 3°, 4° e 5° anos escolares.
Formação Continuada
A formação continuada em ‘Leitura e Escrita na Educação Infantil’ é direcionada a profissionais de Educação Infantil, tanto das escolas municipais quanto das organizações da sociedade civil (OSCs) e contratadas pelo Programa de Bolsa Creche.
Os encontros serão realizados de abril a dezembro de 2024, de maneira híbrida – presencialmente, no CFPE “Paulo Freire”, no Jd Remanso Campineiro, e online, por meio da plataforma AVAMEC.
Metodologia
Durante os encontros, os participantes terão a oportunidade de conhecer o projeto, por meio de material pedagógico, e também de trabalhar com livros de literatura, textos informativos, filmes, desenhos animados, jogos, imagens, sites e blogs, contribuindo para a ampliação da formação cultural dos educadores na elaboração das atividades pedagógicas em ambiente escolar.
A formação está em consonância com o Currículo Municipal de Educação de Hortolândia “Integra Saberes’, que enfatiza uma abordagem centrada na criança como protagonista do processo educativo e destaca a relação entre cuidar, brincar e educar no contexto da Educação para a Infância.
Conclusão
A formação em Leitura e Escrita na Educação Infantil é uma iniciativa que demonstra o comprometimento de Hortolândia com a qualidade da educação em sua cidade. Através desta ação, a cidade busca garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida.
Para informações adicionais, acesse o site