Destaque
Vacinação Diária Contra COVID-19 em Hortolândia Expande para Crianças
Por: Maurilio Fernandes
Data: 19/03/2024
📢 Fique sempre informado! 📰👀👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Hortolândia e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
As famílias de Hortolândia que ainda não protegeram suas crianças contra a COVID-19 ou que possuem um esquema vacinal incompleto, agora têm um motivo para se alegrar. A partir de 18/03/2024, três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – Novo Ângulo, Parque do Horto e Rosolém – começaram a oferecer vacinação diária contra a COVID-19 para a população infantil.
Vacinação nas UBSs
A vacinação ocorre das 8h às 15h30. Além dessas, outras três UBSs – Amanda II, Campos Verdes e Dom Bruno Gamberini – já realizam a imunização diária, totalizando seis unidades com a oferta rotineira da vacina.
> Nota: As três unidades já aplicavam a vacina para crianças, mas somente em dias específicos da semana.
A medida foi adotada para aumentar a cobertura vacinal das crianças contra a COVID-19. Segundo Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, apenas 6% das crianças entre seis meses e menos de cinco anos receberam a vacina.
Vacina Pfizer Baby
Em Hortolândia, a imunização das crianças é feita com a vacina Pfizer Baby. A vacinação com este imunizante é em três doses. A primeira dose é administrada aos seis meses de idade. O intervalo da primeira para a segunda dose é de quatro semanas. Para a terceira dose, a criança deve esperar oito semanas após a segunda dose.
Ana Paula Fernandes alerta que o número de casos da doença voltou a crescer no Brasil, em particular entre as crianças, que apresentam a menor cobertura vacinal.
Calendário Nacional de Imunização
A Secretaria de Saúde reforça que, desde o início deste ano, o Ministério da Saúde incluiu a vacina contra a COVID-19 no calendário nacional de imunização para crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade. Hortolândia já segue essa determinação.
> Lembrete: A vacina contra a COVID-19 pode ser aplicada simultaneamente com qualquer outra vacina do calendário de vacinação. Não há necessidade de aguardar intervalos entre as vacinas.
Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P)
Crianças não vacinadas que contraíram COVID-19 podem desenvolver a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Esta síndrome pode causar sequelas de longo prazo na criança, podendo se tornar uma doença crônica.
Comunicado para Pais
Para reforçar a importância da vacinação contra a COVID-19, um comunicado será anexado nos cadernos das crianças. A mensagem alerta as famílias e responsáveis sobre o risco das crianças contraírem a síndrome.
Vacinação para Crianças de 5 a 11 Anos
Por decisão municipal, a vacina contra COVID-19 também foi incluída no calendário de imunização para crianças de cinco a onze anos completos. A vacinação desse público pode ser feita nas mesmas UBSs.
A imunização desse público é feita com a vacina Pfizer Pediátrica, também aplicada em três doses. O intervalo da primeira para a segunda dose é de oito semanas. Para a terceira dose (dose de reforço), a criança deve cumprir um intervalo de quatro meses em relação à segunda dose.
Caso crianças de 5 a 11 anos tenham recebido as duas primeiras doses de Coronavac, elas devem receber a terceira dose (dose de reforço) de Pfizer Pediátrica após um intervalo de quatro meses em relação à segunda dose. A cobertura vacinal desse público no município é de 76%.
Conclusão
A expansão da vacinação diária para crianças em Hortolândia é um grande passo para a proteção da população infantil contra a COVID-19. É importante que as famílias e responsáveis se conscientizem da importância da vacinação para prevenir a doença e suas possíveis complicações.
Para informações adicionais, acesse o site