Campinas
Semana do Consumidor – As empresas mais reclamadas em Campinas
A Semana do Consumidor é um período importante para o comércio, tanto físico quanto online, marcado por diversas promoções similares à Black Friday. No entanto, o objetivo principal dessa data é conscientizar o consumidor sobre seus direitos. Nesse contexto, é pertinente analisar as empresas que mais recebem reclamações em Campinas, a fim de alertar o cliente sobre os possíveis obstáculos que ele pode enfrentar.
Introdução
A Semana do Consumidor se estende até o próximo domingo, 17 de março. Considerando esse cenário, a Sampi Campinas elaborou uma lista com os estabelecimentos e empresas mais reclamadas em Campinas. O levantamento é realizado mensalmente pelo Procon Campinas, que se baseia nas reclamações totais recebidas pelo órgão.
📢 Fique sempre informado! 📰👀👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Hortolândia e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
Problemas enfrentados pelos consumidores
Em janeiro, aproximadamente 2,2 mil denúncias de clientes campineiros foram realizadas. Grande parte delas, segundo o Procon, envolveram empresas de telefonia, bancos e varejistas. Dentre os problemas mais reportados, destacam-se a demora ou não entrega dos produtos contratados, demora para reembolso e cobrança indevida.
Ranking das empresas mais reclamadas
No primeiro mês de 2024, a liderança do ranking de reclamações ficou com a Claro (Net, Embratel e Nextel), com 121 reclamações. Em seguida, a Vivo e o Banco Bradesco, com 94 e 89 denúncias, respectivamente.
A CPFL Paulista, responsável pelo fornecimento de energia em Campinas, ocupa a quinta colocação, com 69 reclamações. Já entre as varejistas, o Magazine Luíza é o líder em número de reclamações, acumulando 57 denúncias de clientes.
As dez empresas mais reclamadas em Campinas durante janeiro:
1. Claro – 121
2. Vivo – 94
3. Grupo Bradesco – 89
4. Itaú – 71
5. CPFL – 69
6. Magazine Luíza – 57
7. Carrefour – 38
8. Santander – 34
9. Mercado Livre – 32
10. Pernambucanas – 31
Soluções buscadas pelos consumidores
Entre as soluções buscadas pelos consumidores de Campinas, o pedido de cancelamento da compra e restituição do valor lidera, com 899 pedidos. Cerca de 580 clientes também pedem a devolução do valor parcial ou total do valor pago, enquanto que 414 pedem a entrega imediata do valor ou pedido.
Conclusão
Com essas informações em mãos, o consumidor pode se preparar melhor para a Semana do Consumidor, escolhendo empresas que possuam um histórico mais confiável. Além disso, é importante o consumidor estar ciente de seus direitos e saber como agir em caso de problemas com as empresas.
Comentários
A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.
Notícias relacionadas
– Adolescente é apreendido após levar arma de brinquedo a escola estadual de Campinas
– Tempo segue estável e temperaturas continuam subindo na região de Campinas
– GM de Campinas prendeu mais de uma pessoa por dia durante Programa Centro Mais Seguro
Política de Privacidade SAMPI
Termos de Uso
Referências:
Procon Campinas
Sampi Campinas
Este artigo é para fins informativos apenas e não deve ser considerado conselho jurídico.
Para informações adicionais, acesse o site