Cidade
Professores Municipais de Hortolândia Adotam Jogos na Educação para Aprimorar Técnicas Pedagógicas
Introdução
O uso de jogos na educação tem sido cada vez mais reconhecido como uma ferramenta poderosa para melhorar as práticas pedagógicas. Em Hortolândia, um município brasileiro localizado no estado de São Paulo, professores municipais estão participando de uma formação contínua em jogos pedagógicos. Esta iniciativa foi promovida pela Prefeitura e é parte do Programa de Fortalecimento Contínuo da Aprendizagem – Saberes em Foco.
Sobre o Programa
O Programa de Fortalecimento Contínuo da Aprendizagem – Saberes em Foco foi criado com o objetivo de apoiar estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental a superar os desafios encontrados durante o processo de escolarização. Através deste programa, os professores podem refinar suas habilidades didáticas e criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e envolvente para os estudantes.
📢 Fique sempre informado! 📰👀👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Hortolândia e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
Formação em Jogos Pedagógicos
A formação em jogos pedagógicos é uma componente essencial deste programa. Cerca de 60 professores da rede municipal de ensino de Hortolândia participaram desta formação, que começou no dia 19 e terminou na sexta-feira, 23 de fevereiro. As aulas foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.Cláudio Roberto Marques.
Benefícios dos Jogos Pedagógicos
Os jogos pedagógicos abrangem diversas áreas do conhecimento e proporcionam aos alunos uma experiência de aprendizado eficaz e prazerosa. Os jogos desenvolvidos para os estudantes não apenas aprofundam o conhecimento, mas também auxiliam na composição de saberes, proporcionando uma abordagem didática e integrada, com foco na promoção do prazer e diversão ao ensinar e aprender.
Resultados Positivos
Os resultados já são evidentes, com professores relatando o incrível potencial dos jogos para fortalecer suas práticas pedagógicas. “É Fantástico! Vimos na prática que é possível construir, elaborar, buscar, confeccionar, com muito pouco. Foi através dos jogos que se abriu um leque incrível para o fortalecimento do professor. Parabéns a todos os envolvidos!”, afirmou a professora Daniele dos Reis da Silva.
Futuro do Programa
O programa continuará a reunir os profissionais mensalmente ao longo do ano letivo. Além das formações do Programa de Fortalecimento Contínuo da Aprendizagem – Saberes em Foco, mais de 300 profissionais de educação da rede municipal participam, neste início de ano, de encontros formativos voltados à alfabetização na idade certa, ligada ao Programa de Alfabetização Responsável.
Conclusão
A formação em jogos pedagógicos é uma ferramenta poderosa para melhorar as práticas pedagógicas. A experiência de Hortolândia mostra como essa abordagem pode ser efetivamente aplicada para apoiar os professores e melhorar a qualidade da educação. É uma lição valiosa para outros municípios que buscam maneiras inovadoras de melhorar o ensino e a aprendizagem.
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.