Cidade
Alerta do Procon de Hortolândia sobre golpes em serviços bancários
Introdução
A era digital trouxe muitas facilidades para o dia a dia das pessoas, inclusive na realização de transações e serviços bancários. Entretanto, também abriu portas para a ação de criminosos que utilizam a tecnologia para aplicar golpes. O Procon de Hortolândia, entidade ligada à Prefeitura, vem orientando a população para se prevenir contra estas ações criminosas.
Como os golpes são aplicados?
Os fraudadores costumam entrar em contato com o consumidor por meio de uma ligação telefônica ou via aplicativo de mensagens, como o WhatsApp. Eles se passam por funcionários de instituições financeiras ou operadoras de cartão de crédito, oferecendo algum tipo de serviço ou produto, ou alegando terem detectado alguma irregularidade financeira.
📢 Fique sempre informado! 📰👀👉 Junte-se à nossa Comunidade no WhatsApp do Notícias de Hortolândia e receba, gratuitamente, as últimas novidades e oportunidades de emprego. 💼
> O Procon de Hortolândia adverte: ‘O consumidor deve ter cuidado! Sempre desconfie de ligações estranhas e não atenda. Não acesse links duvidosos ou baixe qualquer programa suspeito que receba pelo WhatsApp.’
O que fazer em caso de golpe?
Se o consumidor for vítima de um golpe desse tipo, a diretora do Procon Hortolândia orienta que ele faça o registro de um BO (Boletim de Ocorrência) e entre em contato com o banco para relatar o caso e exigir a devolução do valor que foi roubado pelo golpista.
> A culpa não é do consumidor. Os bancos têm o dever de garantir a segurança dos produtos e serviços utilizados por seus clientes.
Prevenção
Para se proteger e evitar cair em golpes, o consumidor deve adotar algumas medidas preventivas. A diretora Lenita Sostena de Souza recomenda a ativação da confirmação do WhatsApp em duas etapas e evitar compartilhar o código de verificação do WhatsApp com amigos e familiares.
“`python
# Exemplo de ativação da confirmação em duas etapas no WhatsApp
whatsapp = WhatsApp()
whatsapp.ativarconfirmacaoduas_etapas()
“`
Transações via PIX
Para efetuar transações via PIX, a diretora orienta o consumidor a sempre confirmar o valor e o nome de quem receberá o depósito, evitando assim que a transferência seja feita para alguma conta errada ou suspeita.
> O consumidor jamais deve compartilhar com ninguém sua senha de banco, e não deve confundi-la com a chave PIX, que pode ser o número do CPF, telefone ou e-mail.
Em caso de dúvidas
Para mais orientações, ou para registrar reclamação de algum banco ou instituição financeira, a população pode entrar em contato com o Procon de Hortolândia pelos telefones (19) 3965-1400 ramal 7034 ou (19) 3819-1024, ou ainda pelo WhatsApp (19) 99635-4208.
Conclusão
A tecnologia trouxe muitas facilidades, mas também criou novas formas de golpes e fraudes. É importante que o consumidor esteja sempre atento e desconfie de qualquer situação que pareça suspeita. A segurança nas transações bancárias é uma responsabilidade compartilhada entre o banco e o cliente.
Fonte: Município de Hortolândia – CNPJ: 67.995.027/0001-32 Todos os direitos reservados.
Para informações adicionais, acesse o site