Em pouco tempo de participação no curso de Costura Industrial oferecido pela Prefeitura, aprendizes já recebem encomendas e lucram com produtos

Adriana de Castro Pereira, 41 anos, é uma das 60 alunas do Programa de Qualificação Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, de Trabalho e Educação), realizado pela Prefeitura de Hortolândia. Ela sempre sonhou em aprender a costurar e viu no curso de Costura Industrial a oportunidade em realizar este sonho. No curso ela aprende a confeccionar, além dos uniformes da rede municipal de ensino, roupas, bolsas e acessórios em geral. Com o aprendizado adquirido no curso, Adriana já gera renda para reforçar o orçamento da família e desvenda os caminhos do empreendedorismo.

 “Quando fiquei sabendo do curso de costura, logo me empolguei e fui atrás. Não sabia que ele era remunerado, e isso me trouxe ainda mais expectativas. Eu não sabia nem ligar uma máquina, e em tão pouco tempo já estou confeccionando diversos produtos como roupas, bolsas, necessaires. Com a venda dos produtos que aprendi a fazer lucrei mais de R$ 500 em um mês. Além disso, estou trabalhando em uma encomenda que recebi para o dia das mães de 40 necessaires”, comemorou a aluna Adriana.

A aluna Jaqueline Palerno de Castro, de 43 anos, já estreou a qualificação com o estímulo do marido, que a presentou com uma máquina caseirinha de aniversário. Ela começou auxiliando a professora durante as aulas e em pouco tempo já estava costurando uniformes, confeccionando bolsas, necessaires, tapetes e outros produtos que aprendeu a fazer no curso. “Por meio dessa qualificação, descobri um dom que eu nem sabia que tinha. Eu não fazia ideia em como eu faria alguma coisa, pois eu nem sabia como funcionava uma máquina. Por fim, me surpreendi comigo mesma e estou produzindo produtos para fora. Utilizo as redes sociais para divulgar meu trabalho e logo recebo encomendas. Estou muito feliz e satisfeita com tudo isso”, valorizou Jaqueline.

Com o Programa Acerte, a Prefeitura busca capacitar as pessoas para o mercado de trabalho, além de criar condições que garantam aos aprendizes direitos universais básicos nas áreas de educação, saúde, alimentação e renda. Por isso, os aprendizes recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 710, mais cesta básica. A qualificação é oferecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO

O incentivo ao empreendedorismo integra o curso de Costura Industrial que aborda, além da confecção dos uniformes da rede municipal de ensino, diversos tipos de costura como roupas do dia a dia, necessaires, bolsa, tapete, jogo americano, bolsa térmica, porta garrafa térmico, barrados em guardanapos, colcha, acessórios para cabelo, dentre outros.

“Várias aprendizes, por meio do estímulo recebido pela Administração Municipal, ao invés de ir para o mercado convencional de trabalho, estão se tornando empreendedoras, gerando emprego e renda”, explica o diretor do Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, Gérson Ferreira.

A instrutora do curso de costura industrial, Lucinei Maria Rodrigues de Souza Lopes, conta que além de incentivar os alunos a aprenderem uma nova profissão, eles são estimulados a buscar outras alternativas de renda por meio do empreendedorismo.  “Durante a qualificação, os alunos aprendem uma nova profissão e são estimulados a buscar outras alternativas de renda. Tem muitos alunos que já estão lucrando com a venda de produtos que aprenderam a confeccionar nas oficinas”, afirma a instrutora.

De acordo com o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno, por meio do Programa Acerte, o aluno, além de receber a oportunidade de qualificação profissional e uma bolsa auxílio pela participação em estações de vivência, ele é estimulado a desenvolver talentos que, muitas vezes, nem imaginava possuir e conquistar uma profissão. “O programa está atingindo a expectativa de promover a autonomia e progressão na vida dos bolsistas. São muitos os casos de sucesso”, comemora o secretário.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Vaga(s) de emprego para Gerente de Negócios – v1877194

Conhecimentos necessários: Administrar e atender carteira de associados, seguindo normas o…