Usuários serão atendidos temporariamente na UBS Rosolen; previsão é que UBS Adelaide reabra em maio com farmácia

Desde o sábado (13/04), equipes de manutenção trabalham na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jd. Adelaide, com serviços de reparos no telhado e no forro. A obra tem como objetivo garantir mais segurança, conforto e qualidade no atendimento dos cerca de 8 mil moradores da área de abrangência, que envolve o Jd. Adelaide e o Jd. Terras de Santo Ântônio. Para a obra, a UBS está fechada. Com isso, pacientes que necessitarem de serviços como marcação de consultas, vacinas e atendimento de enfermagem, por exemplo, devem se dirigir à UBS Rosolen, que fica distante apenas 1,5 quilômetros da unidade de saúde do Jd. Adelaide, um trajeto de pode ser feito em quatro minutos de carro ou em menos de 20 minutos de caminhada.

Todos os usuário da UBS Adelaide que necessitarem de atendimento serão acolhidos durante a reforma. “Para novas consultas, basta o paciente ir até a UBS Rosolen e agendar. Já aqueles que tinham consulta marcada, serão atendidos na data agendada: temos uma equipe entrando em contato para orientá-los corretamente para onde se dirigir”, esclareceu a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.

De acordo com Odete, quando a unidade for reaberta, haverá uma novidade para a população. “A dispensação de medicamentos será realizada na própria unidade, mais perto da população”, garantiu. A abertura de farmácia na UBS Adelaide atende a proposta da Administração Municipal de levar ações básicas a todas as unidades. Antes, somente cinco UBSs contavam com dispensação de medicamentos. Em 2018, a Prefeitura abriu sete novas farmácias. No início deste ano, com a inauguração da UBS Figueiras / São Sebastião, mais uma unidade passou a contar com dispensação de medicamentos, sendo que agora o serviço funciona em 13 locais. Além da UBS Adelaide, a UBS Santiago também passa por reforma e será reaberta com farmácia, totalizando 15 unidades de saúde com este serviço. A meta da Secretaria de Saúde é que, até o final do ano, todas as 17 UBS realizem dispensação de medicamentos.

Os investimentos na UBS Adelaide, assim como a reestruturação do sistema de saúde na cidade, fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

UBS Rosolen

R. Osmar Antônio Meira, 300 – Jardim Santa Izabel

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Vaga(s) de emprego para Gerente de Negócios – v1877194

Conhecimentos necessários: Administrar e atender carteira de associados, seguindo normas o…