Prefeitura reforça arrastões contra Aedes aegypt em toda a cidade; próxima ação será dia 27, no Jd. Amanda

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, promoveu, neste sábado (13/04), mais uma ação contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Desta vez, os bairros atendidos foram o Jd. Adelaide e o Jd. Terras de Santo Antônio. Na ocasião, 1.589 imóveis foram visitados, sendo que em três locais haviam criadouros com larvas do Aedes. As ações de combate à Dengue em Hortolândia têm se intenficado nas últimas semanas por causa do repentino aumento de casos positivos da doença. Arrastões que eram realizados a cada 15 dias, agora acontecem todos os sábados. Com excessão do próximo, que será no feriado da Páscoa, a Prefeitura já tem programada a próxima ação para o dia 27, na região do Jd. Amanda.

Conforme informações da Vigilância Epidemiológica, a situação em Hortolândia não é considerada epidemia. Dados da Secretaria de Saúde apontam que há 81 casos positivos da doença na cidade e 448 pessoas aguardando resultados de exames. Foram 650 notificações de Dengue desde o início do ano, com 120 casos descartados. No mesmo período do ano passado, eram 18 casos confirmados de Dengue.

Durante o arrastão, os agentes eliminaram os criadouros encontrados. Além disso, os moradores receberam orientações de como evitar que recipientes acumulem água nos quintais. O arrastão teve apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, com a Operação Cata Bagulho, que realizou a remoção de móveis e entulho.

Em setembro do ano passado, a Secretaria de Saúde criou o Plano Municipal de Combate a Arboviroses, com a proposta de prevenir doenças causadas por picadas de mosquito. Com este plano, a Prefeitura traça as ações básicas para combate às doenças, como eliminação de criadouros do Aedes Aegypti; prevenção, com orientação à população; e tratamento de pacientes, incluindo a conduta dos profissionais da rede de saúde quanto à necessidade de notificação dos casos suspeitos, até o atendimento hospitalar dos casos mais graves.

A Prefeitura de Hortolândia lançou, em 2017, o programa Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como arrastões, Cata Bagulho, plantio de árvores em terrenos antes usados para descarte de lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Vaga(s) de emprego para Gerente de Negócios – v1877194

Conhecimentos necessários: Administrar e atender carteira de associados, seguindo normas o…