Obra em andamento acontece a partir da Ponte da Esperança (Estaiada), sentido Rodovia SP-101

A obra de implantação do Corredor Metropolitano Noroeste “Vereador Biléo Soares” está em fase de calçamento no trecho que já foi asfaltado, a partir da Ponte da Esperança (Estaiada), até a altura da avenida Antônio da Costa Santos, no Jd. Nova América. O trabalho é realizado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e acompanhado pela Prefeitura, com objetivo de viabilizar o tráfego de veículos pela Ponte da Esperança, construída pela Administração Municipal para integrar as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade. A previsão é que a ponte seja pavimentada em breve, o que possibilitará a entrega do primeiro trecho de obras até o final deste ano, conforme informações da EMTU.

De acordo com o engenheiro de campo da empresa responsável pela obra, Guilherme Braga de Oliveira, nesta semana os operários trabalham na construção de guias e sarjetas e na demarcação das calçadas. Também avança a obra de pavimentação da avenida Antônio da Costa Santos e a concretagem de pilares de sustentação das estações de embarque e desembarque de passageiros, além da implantação de bocas de lobo e poços de vistoria do sistema de drenagem de águas pluviais.

A partir deste ponto, o trajeto do Corredor Metropolitano segue pelo Parque Peron e Chácaras Nova Boa Vista, até o km 5 da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), onde a concessionária Rodovias do Tietê implanta um dispositivo de acesso ao corredor expresso e à Ponte da Esperança. O Corredor Metropolitano proporcionará a ligação viária de Americana até Campinas.

O Estado investe R$ 58,2 milhões nas obras em Hortolândia, que incluem a interligação da avenida Olívio Franceschini com a ponte; o viário da ponte até a SP-101, com duas alças de acesso do Corredor à rodovia, nos sentidos Monte Mor e Campinas; duas estações de transferência nos bairros Peron e Rosolen; cinco estações de embarque e desembarque; além de um CCO (Centro de Controle Operacional), na avenida Olívio Franceschini; e de um viaduto na SP-101, na altura do Jardim Rosolen.

PIC

A obra do Corredor Metropolitano e a liberação da Ponte da Esperança para o tráfego de veículos são obras que fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê investimentos de cerca R$ 400 milhões para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

As obras e serviços do PIC serão realizados em parceria com os governos estadual, federal e a iniciativa privada. Por meio do programa, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial, na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego.

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