Quer receber as principais Notícias de Hortolândia e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Atendimento será das 8h às 17h; unidade fica na rua João Ribeiro Evangelista, nº 200, no Jd. Nova Hortolândia

Neste sábado (01/09), a UBS (Unidade Básica de Saúde) Dom Bruno Gamberini, no Jardim Nova Hortolândia, estará aberta, das 8h às 17h, para oferta das vacinas contra Poliomielite (Paralisia Infantil) e Sarampo. A medida adotada pela Prefeitura de Hortolândia atende uma recomendação do Ministério da Saúde pela ampliação da cobertura vacinal da campanha que encerra, em todo o País, nesta sexta-feira (31/08), e, por enquanto, não há previsão de prorrogação. Na cidade, a cobertura está em 81% para as duas doenças. A meta da Prefeitura é atingir 100% das crianças moradoras de Hortolândia, na faixa etária de um a quatro anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

A Secretaria de Saúde orienta os pais das crianças ainda não imunizadas a priorizar a procura por uma unidade de saúde mais próxima de casa, ainda nesta sexta-feira (31/08), das 8h às 15h, para garantir a proteção das crianças no prazo da campanha.

“É fundamental vacinar seus filhos. O sarampo estava erradicado no Brasil e, atualmente, já há casos novos. O que mantém a doença sob controle é exatamente a vacinação. Por isso, é necessário que toda criança seja vacinada”, orienta a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.

A Poliomielite, ou Paralisia Infantil, está erradicada no Brasil desde a década de 1990. A vacina usada na campanha de reforço é aquela conhecida como gotinha. Já o Sarampo, que voltou a ter registro de casos no Brasil, especialmente na Região Norte, tem sua imunização garantida pela vacina Tríplice Viral, que confere proteção ainda contra Rubéola e Caxumba. Entre os sintomas do Sarampo estão febre, indisposição e manchas pelo corpo. Em crianças abaixo do peso, idosos ou pessoas com baixa imunidade, a doença pode causar pneumonia e até a morte. Nas gestantes, o Sarampo pode causar má-formação do feto. Caso alguém apresente sintomas da doença, a unidade de saúde mais próxima de casa deve ser procurada.

SERVIÇO:

Vacinação contra Pólio e Sarampo – Sábado (01/09), das 8h às 17h

UBS Dom Bruno Gamberini

Rua João Ribeiro Evangelista, nº 200

Jd. Nova Hortolândia

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Conheça 5 museus com estrutura para bebês e crianças de colo

Equipamentos na capital paulista oferecem desde acessibilidade, fraldário até bancos para …