Quer receber as principais Notícias de Hortolândia e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Quadra entre as ruas Nelson Pereira Bueno e Argolino de Moraes estão interditadas para instalação de fiação subterrânea

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta quarta-feira (15/05), a etapa final da revitalização da rua Luiz Camilo de Camargo, na região central da cidade. A obra consiste na transferência da fiação aérea para a rede subterrânea, cuja estrutura será criada na atual fase de intervenções. A previsão da Secretaria de Obras é que a rede subterrânea seja ligada ainda neste ano. Já o trecho em obras, que vai desde o cruzamento com a rua Nelson Pereira Bueno (Banco Bradesco) até a rua Argolino de Moraes (Praça da Neusa), permanece interditado por três meses para a realização de escavações.

A abertura do asfalto é necessária pois, assim como nas etapas anteriores, serão implantadas sob o solo grandes caixas de concreto, que medem cerca de três metros de altura e de largura, estruturas por onde passará a fiação da rede elétrica e de telecomunicação da via. Após a colocação destas caixas, o asfalto será refeito, mas as obras de revitalização prosseguem.

Isso porque, junto à calçada, serão colocadas caixas menores, para distribuição da fiação aos comércios. Apenas quando todas as caixas menores estiverem concluídas é que será possível desligar a fiação aérea, ligar a subterrânea e retirar os postes. Com isso, a obra será concluída com a recuperação das calçadas, que terão piso podotátil (com relevo perceptível, o que facilita o trânsito de pessoas com deficiência visual).

Também prossegue a obra de implantação de pastilhas de piso podotátil no trecho de calçada da rua Luiz Camilo, desde a Central Presentes (rua Zacarias Costa Camargo), até a loja Shopping 1 Real (Rua Caetano Basso), passando em frente à Escola Estadual Manoel Ignácio da Silva.

A obra de revitalização e modernização do principal centro comercial da cidade segue o modelo das ações que já foram executadas na rua desde a Lanchonete Varandas (Rua João Blumer) até a esquina da Lojas Cem (Rua Zacarias Costa Camargo, que conta com fiação subterrânea, iluminação ornamental e padronização da fachada das lojas com recuo em relação à passagem de veículos, garantindo mais espaço para a circulação de clientes do comércio local.

Drenagem

Além das obras de revitalização, a Prefeitura implanta sistema de drenagem de águas pluviais na rua Luiz Camilo de Camargo. O mesmo trecho interditado para as obras de modernização recebe tubos para composição das galerias subterrâneas, que vão escoar a água da chuva diretamente ao Ribeirão Jacuba. A obra teve início pela rua Argolino de Moraes, onde a Prefeitura já implantou sistema de drenagem e bocas de lobo. A previsão é que o asfalto da via seja recuperado com o fim da escavação para a obra de revitalização, em três meses.

A modernização da rua Luiz Camilo de Camargo e a implantação de sistema de drenagem na via são intervenções que fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Municípios recebem R$ 40 mi para investimentos em turismo

Entre os meses de março, abril e maio, a Secretaria de Turismo de São Paulo liberou cerca …