Medicamentos da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) previnem infecção por vírus causador da Aids

A partir desta quarta-feira(09/01), a Prefeitura de Hortolândia disponibilizará, no Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia), um novo método de prevenção à infecção pelo vírus HIV: a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV). O tratamento é indicado para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o vírus, que é causador da Aids, doença caracterizada por infecções oportunistas que afetam a saúde da pessoa infectada. Quando consumida diariamente, a medicação pode impedir que o vírus HIV se estabeleça e espalhe pelo corpo. Por isso, sua utilização deve ser contínua e anteceder o ato sexual, como acontece com os anticoncepcionais. Atualmente, há 327 pacientes com HIV em tratamento na cidade.

A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina), que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Vale ressaltar que a PrEP não protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis como sífilis, clamídia e gonorréia, por isso, deve ser combinada com outras formas de prevenção, como a camisinha.

Para receber o medicamento, o paciente precisa passar por atendimento médico em qualquer unidade de saúde, que faz o encaminhamento ao Amdah. Esta é a unidade de referência no município para DST/Aids. Na unidade, o usuário recebe o medicamento e é acompanhado pelo infectologista, a cada três meses. O atendimento no Amdah é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real.

Quem pode usar PrEP?

·Gays e outros homens que tem relação sexual com homens (HSH)

·Pessoas trans

·Trabalhadores (as) do sexo

·Pessoas que têm relação sexual com frequência sem camisinha

·Pessoas com parceiros portadores de HIV

·Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós- Exposição ao HIV)

·Apresenta episódios frequentes de infecções sexualmente transmissíveis

Receba as “Notícias De Hortolândia’ no Seu WhatsApp Os leitores que solicitarem o serviço gratuito irão receber, direto nos seus aplicativos, as principais notícias do dia Estar sempre conectado aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, não significa estar desinformado. Com o Notícias de Hortolândia, você pode receber diariamente as principais notícias do dia no seu celular. Para participar, basta adicionar nos seus contatos o número (19) 98190-8674 e enviar uma mensagem pelo WhatsApp, enviando a palavra “Notícias” (quem já é adepto do serviço continuará recebendo as notícias pelo número divulgado anteriormente). O esquema de envio será via lista de transmissão. Isso significa que os leitores que optarem por receber o conteúdo só serão notificados pelo Notícias de Hortolândia, que administra o grupo.

Carregar mais em Cidade

Leia também

Helicóptero Águia resgata homem que ficou gravemente ferido após briga de casal; Veja vídeo

Foto: Driko Zbm/Divulgação Um homem de 30 anos ficou gravemente ferido após ser atingido p…