UBS dos bairros Jd. São Bento, Jd. Nova Europa e Parque Orestes Ongaro terão dispensação de medicamentos

Até o final deste mês, a Prefeitura de Hortolândia abrirá farmácias em mais três unidades de saúde do município, ampliando a oferta de medicamentos perto de casa para mais famílias. As unidades de saúde contempladas serão as dos bairros Jd. São Bento, Jd. Nova Europa e Parque Orestes Ôngaro. Com estas novas farmácias, a cidade passa a realizar dispensação de medicamentos em 12 unidades de saúde. Esta medida faz parte das ações para reestruturação do serviço de Saúde Básica em Hortolândia, com objetivo de garantir atendimento com mais qualidade à população. A reestruturação faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa que prevê investimentos de cerca R$ 400 milhões para promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

De acordo com a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi, em breve todas as 17 unidades de saúde da cidade terão farmácias, com horário de funcionamento ampliado, conforme a abertura e fechamento de cada unidade, o que facilitará o acesso da população aos medicamentos prescritos pelos médicos. “A USF Santiago, por exemplo, recebe obras para adequação do prédio e oferecerá, a partir de janeiro do próximo ano, farmácia e consultório para saúde bucal”, garantiu. Nas farmácias são entregues medicamentos básicos, que fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Básicos: antibióticos, anti-inflamatórios, medicamentos para o controle do diabetes e colesterol, incluindo a insulina distribuída pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A Prefeitura de Hortolândia investe na reestruturação do serviço de saúde em todo o município, por meio de obras e serviços para melhoria no atendimento prestado à população. Entre as obras em andamento está a reforma da UBS Santiago, que já iniciou, e da UBS Novo Ângulo, que começa em dezembro.

Na UBS do Jd. Santiago, a reforma será realizada em todo o prédio, com o objetivo de reorganizar o fluxo interno de profissionais e pacientes, readequar ambientes e salas de atendimento, além de revitalizar o local, tornando-o mais acolhedor. A previsão é que a reforma fique pronta no início do próximo ano. A reforma é realizada com recursos próprios da Prefeitura e executada em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Mesmo durante a reforma, a unidade de saúde funcionará normalmente.

Já na UBS Jd. Novo Ângulo, a reforma será mais ampla e incluirá troca de todo o telhado. Para que os trabalhos sejam realizados em segurança, a unidade ficará interditada, a partir do dia 28 deste mês, e o atendimento aos pacientes acontecerá em um endereço provisório, a partir do dia 03 de dezembro: avenida Antônio da Costa Santos, nº 170, no Jd. Nova América. As obras, realizadas com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), terão investimento de R$ 1,740 milhão, e devem ser concluídas em seis meses.

PIC

As obras e serviços do PIC serão realizados em parceria com os governos estadual, federal e a iniciativa privada. Por meio do programa, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial, na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego.

Carregar mais em Cidade

Leia também

TÉCNICO ELETRÔNICO DE MANUTENÇÃO (Injetoras de Plástico) – v1811856

Detectar defeitos elétricos / eletrônicos em máquinas e equipamentos utilizados pela empre…