Unidades de saúde farão palestras e atividades diversas com a população; no dia 21, uma caminhada marca a mobilização de prevenção ao câncer de mama

A Prefeitura de Hortolândia adere à campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. A fachada do prédio do Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro, receberá uma decoração rosa, nos próximos dias. Ao longo de todo o mês, a Secretaria de Saúde promoverá atividades especiais em todas as unidades de saúde, com o objetivo de mobilizar a população sobre a importância das mulheres realizarem o autoexame das mamas, medida simples que auxilia no diagnóstico precoce da doença e amplia as chances de cura. 

Entre as atividades previstas, haverá uma caminhada no dia 21, um sábado, desde o Hospital Municipal até o Creape (Centro de Referência Ambiental Parque Escola), onde estará acontecendo a 8ª edição do Hortolendo, festa literária promovida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Durante este evento, haverá ainda uma tenda com profissionais da saúde orientando sobre prevenção ao câncer de mama. Confira abaixo o calendário com toda a programação.

“O Outubro Rosa é um período para chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem cura. Mas é fundamental que as mulheres façam os exames, procurem uma unidade básica de saúde e converse com os profissionais de saúde”, destaca a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Este é tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Quando mais precoce a doença for identificada, maior a chance de cura.

Em Hortolândia, o atendimento em saúde da mulher é realizado nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Casos suspeitos de câncer de mama são encaminhados para o Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher), unidade onde é possível realizar mamografia e ultrassom, exames de diagnóstico da doença. No local, profissionais especializados analisam estes exames e, caso seja necessário, encaminha pacientes para atendimento e tratamento em unidades de referência na região.

Calendário

Dia 02/10

8hPalestra na UBS Jd. Santiago

Dia 04/10

8hDia da beleza no Cesm

Dia 05/10

8hPalestra na UBS Jd. Amanda I

Dia 08/10

8hDia da beleza no Cesm

Dia 09/10

9hPalestra no Cesm

Dia 10/10

9hPalestra na UBS Nova Hortolândia

Dia 11/10

8hPalestra na UBS São Sebastião

8h30Palestra na UBS Campos Verdes

Dia 15/10

13h10Palestra na UBS Rosolén

Dia 17/10

9hPalestra na UBS Nova Hortolândia

9hPalestra na UBS Novo Ângulo

Dia 18/10

8hPalestra na UBS Nova Europa

9hPalestra na UBS Nova Hortolândia

9hPalestra na UBS Novo Ângulo

9hPalestra na UBS Santa Esmeralda

Dia 19/10

8hCaminhada próxima da UBS Orestes Ôngaro

8hRoda de conversa na UBS Jd. Adelaide

Dia 21/10

Caminhada do Hospital até o Hortolendo

Tenda de orientação em saúde no Hortolendo

Dia 22/10

9hCafé da manhã na UBS Santa Clara

Dia 23/10

9hPalestra na UBS Santa Clara

Dia 24/10

9hPalestra na UBS Nova Hortolândia

9hPalestra na UBS Parque do Horto

9hPalestra na UBS Santa Clara

Dia 25/10

9hOficina e orientação na UBS São Bento

9hCafé da manhã na UBS Nova Hortolândia

9hPalestra na UBS São Jorge

Dia 26/10

9hCafé da manhã na UBS Nova Hortolândia

Dia 30/10

9hCafé da manhã e palestra na UBS Jd. Amanda II

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Carregar mais em Cidade

Leia também

Motociclista morre atropelado por ônibus após acidente de moto em Hortolândia

Esse é o segundo acidente com vítima fatal em menos de 24 horas na cidade. Um motociclista…