Quer receber as principais Notícias de Hortolândia e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Cães e gatos ainda podem ser levados para vacinar na UVZ

A Prefeitura de Hortolândia vacinou 21.535 mil animais durante a Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada entre julho e agosto deste ano. O número de vacinas aplicadas superou a meta recomendada pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), que era de vacinar pelo menos 21 mil animais. O balanço divulgado pela Secretaria de Saúde mostra que o número de animais vacinados aumentou de 15.270 cães e gatos, em 2017, para 21.535, em 2018.

Os animais que ainda não foram vacinados podem ser levados à UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), localizada na rua Atanázio Gigo, 60, bairro Chácaras Recreio 200, para tomar a vacina.

A última etapa de vacinação contra a raiva em postos fixos foi realizada sábado e domingo (1 e 2/09) no Jardim Amanda, quando  foram vacinados 3.837 mil cães e 787 gatos.

A Secretaria de Saúde de Hortolândia recebeu do Instituto Pasteur, no dia 05 de julho, a confirmação de um caso de Raiva canina. O cão, sem raça definida, com dois anos de idade, nunca havia sido vacinado contra a doença. Após apresentar alteração no comportamento, como apatia (tristeza), andar cambaleante e emagrecimento, o animal foi atendido por veterinário de estabelecimento particular. O caso apresentou rápida evolução para paralisia dos quatro membros, com a manifestação de outros sintomas neurológicos. No dia 02 de julho, os donos optaram por sacrificar o cão.

Com o resultado positivo em mãos, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, realizou uma série de ações de investigação do caso e iniciou a aplicação de vacina e soro antirrábico em todas as pessoas que tiveram contato de risco para transmissão da Raiva. Além disso, a Prefeitura providenciou a capacitação dos agentes que estão atuando na vacinação de cães e gatos e deu início à ação do bloqueio, com visita casa a casa na área específica.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Dell está com nova oportunidade de emprego em Hortolândia

Analista Sr, Big Data (Supply Chain) Salário competitivo Dell fornece a tecnologia que tra…