Campanha Fique Sabendo acontece ao longo da próxima semana

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da população realizar o teste rápido para detecção de Aids com a Campanha Fique Sabendo, que começa neste sábado (01/12) e vai até a próxima sexta-feira (07/12). As unidades de saúde farão uma divulgação mais ampla da oferta de testes rápidos, com cartazes e convites à comunidade para que as pessoas aproveitem a campanha e realizem a testagem. Além do teste de HIV/Aids, as unidades de saúde também realizam testagem de Sífilis e Hepatites B e C. A mobilização marca as ações do município pelo Dia Internacional de Luta Contra a Aids.

“A prevenção é fundamental e, em caso de dúvida, a população deve procurar um serviço de saúde e realizar o teste rápido”, disse a secretária de saúde, Odete Carmem Giladi, reforçando que todas as unidades de saúde realizam o teste gratuitamente.

O vírus HIV é causador da Aids, doença caracterizada por infecções oportunistas que afetam a saúde da pessoa infectada, que apresenta baixa imunidade. O diagnóstico precoce auxilia no controle do vírus por meio de acompanhamento médico e uso de medicamentos. Na cidade, a unidade responsável pelo acompanhamento de pacientes com HIV é o Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids).

De acordo com a coordenadora do Amdah, Sandra Duarte, atualmente 325 pacientes com HIV realizam tratamento na unidade, sendo que destes, 20 têm Aids, ou seja, desenvolveram alguma doença por causa do HIV. “Neste ano, tivemos 45 pacientes que descobriram o HIV após realizarem o teste rápido. Isso demonstra a importância de realizar a testagem, pois só assim é possível iniciar o tratamento o quanto antes”, destaca.

No teste rápido, o profissional de saúde colhe uma pequena amostra de sangue da pessoa, através de uma picada na ponta do dedo. Em contato com produto reagente é possível saber, em menos de 10 minutos, se a pessoa está infectada com o vírus HIV. Os testes têm sigilo garantido. Caso o resultado seja positivo, a pessoa é encaminhada para atendimento no Amdah, onde uma equipe multidisciplinar composta por infectologista, psicólogo e outros profissionais farão acompanhamento do paciente. O atendimento no local é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real.

Quem não conseguir fazer o teste durante a Campanha Fique Sabendo, pode procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, pois há oferta da testagem em qualquer época do ano.

Carregar mais em Cidade

Leia também

TÉCNICO ELETRÔNICO DE MANUTENÇÃO (Injetoras de Plástico) – v1811856

Detectar defeitos elétricos / eletrônicos em máquinas e equipamentos utilizados pela empre…