Quer receber as principais Notícias de Hortolândia e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Curso, oferecido pela Prefeitura, é destinado aos 147 guardas municipais

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Segurança Pública, realiza o treinamento de instrução de tiros com novas munições aos guardas municipais. As aulas teóricas acontecem na sede da Guarda Municipal de Hortolândia, nesta quarta e quinta-feira (5 e 6/9). O curso é ministrado pelos guardas municipais Devanil e Francisco, profissionais de segurança credenciados pela Polícia Federal. O treinamento será oferecido aos 147 guardas municipais. As turmas são formadas por 20 patrulheiros.

Os assuntos abordados são sobre cartilha de armamento e tiro – conceito de legislação sobre armas, porte de arma, lei 10.826/2003 – (desarmamento), decreto 5.123/2004, regulamento da lei do desarmamento, 13.022/2014 (estatuto das guardas municipais), fundamentos do tiro, balística e panes no armamento.

Depois da parte teórica, os agentes realizarão aulas práticas de tiro na cidade de Americana. Para a chefe de Núcleo de Desenvolvimento da Guarda Municipal, Mirian Ana Ansante Ribas, o treinamento tem o objetivo de preparar o agente para usar o armamento com eficiência e segurança durante as operações. 

Segundo o secretário de Segurança Pública, Luis Leite de Camargo, a lei determina que os guardas municipais sejam aprovados nos exames de instrução de tiro a cada dois anos. “O treinamento serve para avaliar se os guardas municipais estão aptos para suas funções. O resultado é encaminhado para a Polícia Federal que analisa a capacidade dos profissionais de segurança pública”, destaca o secretário.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Leia também

Conheça 5 museus com estrutura para bebês e crianças de colo

Equipamentos na capital paulista oferecem desde acessibilidade, fraldário até bancos para …