Atividade foi realizada neste domingo (21/10), durante o Hortolendo, dentro da programação do Outubro Rosa

Uma mobilização, na manhã deste domingo (21/10), reuniu pessoas vestidas com camisetas cor de rosa e com muita disposição numa caminhada em torno da lagoa do Creape (Centro de Referência Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara, onde a Prefeitura de Hortolândia realizou a 8ª edição do Hortolendo, festa literária tradicional no município. A caminhada pela conscientização da importância de realizar o autoexame das mamas faz parte da programação do Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.

Desde o início do mês, a Secretaria de Saúde organiza uma série de ações, em unidades de saúde para levar informações às mulheres sobre como cuidar da saúde e manter a qualidade de vida. São oferecidos cafés da manhã, palestras e orientações em diversos locais, com atividades gratuitas. O calendário pode ser conferido abaixo. A fachada do prédio do Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro, recebeu decoração rosa, em adesão à mobilização deste mês.

“O Outubro Rosa é um período para chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem cura. Mas é fundamental que as mulheres façam os exames, procurem uma unidade básica de saúde e converse com os profissionais de saúde”, destaca a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Apesar dos riscos existentes, se o câncer for detectado precocemente, o tratamento contra a doença se torna mais eficaz. O tratamento é oferecido pelo Ministério da Saúde, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Em Hortolândia, o atendimento em saúde da mulher acontece nas UBS 9Unidades Básicas de Saúde). Casos suspeitos são encaminhados para o Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher), unidade onde é possível realizar mamografia e ultrassom, exames de diagnóstico da doença.

Todas as mulheres com idade superior a 50 anos devem realizar a realizar mamografia, pelo menos, a cada dois anos. Se houver um histórico familiar da doença e indícios de alguma alteração genética que favoreça o aparecimento da doença o rastreamento deve iniciar antes dos 50 anos e as mamografias devem ser realizadas num intervalo menor.

Calendário

Dia 23/10

9hPalestra na UBS Santa Clara

Dia 24/10

9hPalestra na UBS Nova Hortolândia

9hPalestra na UBS Parque do Horto

9hPalestra na UBS Santa Clara

Dia 25/10

9hOficina e orientação na UBS São Bento

9hCafé da manhã na UBS Nova Hortolândia

9hPalestra na UBS São Jorge

Dia 26/10

9hCafé da manhã na UBS Nova Hortolândia

Dia 30/10

9hCafé da manhã e palestra na UBS Jd. Amanda II

Carregar mais em Cidade

Leia também

Motociclista morre atropelado por ônibus após acidente de moto em Hortolândia

Esse é o segundo acidente com vítima fatal em menos de 24 horas na cidade. Um motociclista…